Santos goleia o Cruzeiro com show de Neymar

Craque comanda vitória do Peixe, com três gols e bela jogada para o outro, e tem o nome gritado pela torcida cruzeirense presente no Independência

Neymar comemora um dos três gols que marcou contra o Cruzeiro | Pedro Vilela / Futura Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neymar foi o dono da noite na volta do Cruzeiro a Belo Horizonte. O craque comandou a vitória do Santos por 4 a 0 sobre a Raposa, no estádio Independência, marcando três gols e dando o passe para o outro, pela 34ª rodada do Brasileirão. A torcida mineira fez sua parte, comparecendo em bom número, após quatro jogos em Varginha, devido à punição pelos incidentes no clássico contra o Atlético-MG, em agosto, mas viu seu time ser completamente envolvido. A reação natural ao que viu em campo foram aplausos como reconhecimento à ótima atuação do craque rival e vaias para o próprio time.

O resultado inverte a posição dos times na classificação. O Santos sobe do 11º para o nono lugar, agora com 46 pontos e, segundo os matemáticos, livre de qualquer ameaça de rebaixamento. Com 43, a dez do Sport, primeiro colocado da zona da degola, o Cruzeiro faz o caminho contrário e cai da nona para a 11ª posição, ainda sob ameaça remota de descenso.

Os dois times voltam a campo no próximo fim de semana. Sábado, o Santos vai ao Serra Dourada, em Goiânia, onde enfrenta o Atlético-GO, às 19h30m (de Brasília). O Cruzeiro joga domingo, no mesmo horário. Mais uma vez no Independência, recebe o ameaçado Bahia.

Neymar, sempre ele

Mesmo com cara de amistoso, já que os dois times não têm grandes ambições na tabela, Cruzeiro e Santos começaram o jogo animados, correndo muito e buscando as jogadas, respeitando os torcedores no estádio Independência.

A iniciativa do jogo foi da equipe mineira. Com a dupla argentina Montillo e Martinuccio, a boa presença ofensiva de Anselmo Ramon e o apoio dos laterais Ceará e Everton, o Cruzeiro começou em cima, valendo-se das reduzidas dimensões do gramado do Independência e pressionando o Santos em seu campo de defesa. O problema da Raposa na partida foi o que demonstrou em todo o Brasileirão: o baixíssimo número de finalizações.

Acontece que o Santos tem Neymar e, na primeira chance que teve, o craque abriu o placar. O gol do Peixe, porém, teve origem em um erro da arbitragem. A bola saiu de campo, após bater nitidamente em Arouca, mas o lateral foi dado ao Santos. Na sequência, o mesmo Arouca cruzou para Neymar bater rasteiro. A bola passou debaixo deFábio, que nada pôde fazer. Foi o 151º gol da carreira de Neymar, 121 pelo Santos.

A vantagem do Santos não mudou o perfil tático do Cruzeiro, que continuou buscando o ataque. O time praiano, no entanto, passou a ter a arma do contra-ataque com mais frequência e, por duas vezes, não marcou por muito pouco, com Neymar e Arouca.

Após os 30 minutos, o Cruzeiro se perdeu em campo, e o Santos passou a dominar amplamente as ações. Tanto que, aos 35, Neymar fez mais um. Após falha bisonha de Mateus, o craque santista recebeu sozinho na área, ajeitou, escolheu o canto e fuzilou Fábio: 2 a 0.

Com isso, os cruzeirenses presentes no Independência, que até então apoiavam o time, passaram a vaiar vários jogadores, a diretoria e, principalmente, o técnico Celso Roth. O placar não foi alterado até o intervalo, e o apito final do árbitro parece ter sido um alívio para os jogadores do Cruzeiro.

Cruzeiro batido

Atrás no placar e vindo de um final de primeiro tempo terrível, Celso Roth não tinha outra opção a não ser mexer no time. O treinador colocou Fabinho no lugar de Sandro Silva, que praticamente não jogou. A mudança, porém, não surtiu o feito esperado, já que o Cruzeiro não conseguia acertar três passes sequência e continuava inoperante na marcação de Neymar.

Para piorar a situação do Cruzeiro, o melhor jogador brasileiro da atualidade estava em noite inspirada. Mais uma vez, Neymar passou como quis pelos zagueiros cruzeirenses e tocou para Felipe Anderson, aos sete minutos, ampliar a diferença para 3 a 0.

Celso Roth ganhou de vez a ira da torcida quando tirou Martinuccio e colocou Wellington Paulista em campo. Uma série de vaias e pedidos para a saída do treinador surgiram das cadeiras do Independência.

O Santos diminuiu drasticamente o ritmo de jogo, já satisfeito com a enorme vantagem construída. A equipe mineira passou a atacar mais e até construiu boas chances, principalmente com Anselmo Ramon que chegou a marcar um gol, não validado pela arbitragem que não viu o corte de Galhardo depois que a bola cruzou a linha.

O Peixe ainda deu o toque o final ao show. Miralles fez excelente jogada pela direita e serviu Neymar, livre de marcação dentro da área. O craque fez o terceiro dele no jogo, 41º na temporada, 122º pelo Santos e 152º na carreira. Números que impressionam tanto quanto o talento de Neymar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES