Timão retoma liderança no adeus de Mano Menezes

O adeus de Mano Menezes, a caminho da Seleção Brasileira, foi com sabor de vitória

Timão vence no adeus de Mano | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O adeus de Mano Menezes, a caminho da Seleção Brasileira, foi com sabor de vitória. Neste domingo, o Corinthians venceu pela sexta vez em seis jogos no Pacaembu no Campeonato Brasileiro. O rival foi o Guarani, de atuação valente, mas batido por 3 a 1 graças a uma atuação preciosa de Bruno César, autor de dois gols.

Os três pontos conquistados no Pacaembu ainda valeram a retomada da liderança no Brasileiro para o Corinthians. Beneficiado pelo empate entre Fluminense e Botafogo, o time permitiu a Mano Menezes assumir a Seleção como o líder da Série A, com 24 pontos, um a mais que o time carioca. O Guarani perdeu mais fôlego e caiu para a décima segunda colocação, com 14.

O adeus de Mano

No dia em que todos os olhares do Pacaembu direcionados a ele, Mano Menezes fez boas modificações em relação ao time que perdeu a invencibilidade diante do Atlético-GO na quarta-feira. Muito abaixo na parte física, Danilo e Ralf saíram da equipe, que cresceu com a entrada de Paulinho e Jucilei para o confronto com o Guarani.

Na primeira etapa, facilitado pela vantagem no placar já aos 2min, o Corinthians foi bem superior ao Guarani. Trocando muitos passes e envolvendo o adversário em seu campo de defesa, fez por merecer o resultado positivo em 45 minutos.

O primeiro gol surgiu já aos 2min, levantando um Pacaembu com grande público. Bruno César, o melhor na etapa inicial, cobrou escanteio da esquerda, William desviou e Jorge Henrique até se abaixou para fazer o gol corintiano, de cabeça, na pequena área.

O Corinthians seguiu em campo com um volume ofensivo muito bom. Assustou em cobrança de falta de Bruno César, que passou rente ao travessão de Douglas, e jogou pelos lados com desenvoltura. Só se esqueceu da marcação a Mazola: em dois contra-ataques, o atacante do Guarani ameaçou. Primeiro, passando a Ricardo Xavier, que chutou mal. Depois, conduziu bem e se perdeu na chegada à área.

Bruno César esteve em mais dois lances de perigo, sempre chutando firme de esquerda. Na segunda dessas oportunidades, foi travado pela zaga do Guarani em contra-ataque veloz. O Corinthians ainda ameaçou em jogada de Dentinho, que puxou pela esquerda e passou bem a Jorge Henrique, que quase fez.

O início de segundo tempo do Corinthians foi muito bom, pressionando o Guarani no meio-campo para poder atacar com velocidade. A melhor chance nos primeiros 10 minutos foi com Roberto Carlos, jogando motivado pela possibilidade de retornar à Seleção com Mano. O lateral foi bem à linha de fundo e chutou forte para Paulinho, que surgiu de carrinho e assustou.

O que parecia se caminhar para uma vitória tranquila ganhou cortonos dramáticos. Depois de levar dois sustos em escanteios do Guarani, o Corinthians perdeu a vantagem em bom ataque da equipe campineira. Livre no meio-campo, Baiano acertou pelo passe para Mazola, que entrou rápido entre os zagueiros e tocou na saída de Julio Cesar.

Foram instantes ruins para o Corinthians, que até sofrer o empate era líder, mas viu na mesma hora o Fluminense abrir o marcador no Engenhão e, até aquele momento, conservar a primeira posição. Em seguida, Dentinho se irritou com a marcação de Mário Lúcio e usou o cotovelo para se defender, mas acabou expulso pelo árbitro Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.

O ambiente no Pacaembu ficou ruim para a arbitragem, que caiu na pressão da torcida. Só foram cinco minutos de inferioridade numérica do Corinthians, até que Jorge Henrique exagerou na queda em uma falta de Aílson. Foi o suficiente para um cartão vermelho ao zagueiro do Guarani, o que recolocou o time da casa na partida.

Mano trocou Elias, mais uma vez em má atuação, por Boquita. Em jogada do meia, que não atuava em partida oficial desde fevereiro e entrou bem, a arbitragem assinalou falta. Bruno César cobrou com precisão milimétrica, sem chances para Douglas, e tirou o Corinthians do sufoco novamente no Brasileiro. Foi o quinto do meia na competição.

Em seguida, a liderança voltou ao colo do Corinthians. No Engenhão, Edno, emprestado pelos próprios corintianos, fez para o Botafogo e sacou o Fluminense da ponta. Para completar a festa no Pacaembu, Bruno César desviou de cabeça cruzamento de Roberto Carlos e fez o terceiro do time alvinegro aos 40min.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 3 x 1 Guarani

Gols

Corinthians: Jorge Henrique, aos 2min do primeiro tempo. Bruno César, aos 32min e aos 40min do segundo tempo

Guarani: Mazola, aos 19min do segundo tempo

Ponto Forte do Corinthians

Superioridade física e técnica

Ponto Forte do Guarani

Ambição dentro da partida apesar da inferioridade técnica

Ponto Fraco do Corinthians

Dificuldade em matar o jogo antes de tomar o empate

Ponto Fraco do Guarani

Poucas finalizações

Personagem do jogo

Mano Menezes, que foi festejado pela torcida e deu até volta olímpica após o apito final

Esquema Tático do Corinthians

4-2-2-2

Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, William e Roberto Carlos; Elias (Boquita) e Jucilei; Paulinho (Ralf) e Bruno César (Danilo); Dentinho e Jorge Henrique

Treinador: Mano Menezes

Esquema Tático do Guarani

4-2-3-1

Douglas; Rodrigo Heffner, Rodrigão, Aílson e Márcio Careca; Renan e Paulo Roberto; Mário Lúcio (Héverton), Baiano e Mazola; Ricardo Xavier

Treinador: Vagner Mancini

Cartões Amarelos

Corinthians: Roberto Carlos, Bruno César

Guarani: Rodrigão, Rodrigo Heffner, Mário Lúcio

Cartões Vermelhos

Corinthians: Dentinho

Guarani: Aílson

Árbitro

Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Local

Estádio do Pacaembu, em São Paulo(SP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES