Nova Zelândia vai sediar o mundial feminino de futebol

Neozelandesas têm longo histórico de conquistas de direitos e foram as primeiras a terem direito a voto, em 1893

Nova Zelândia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recentemente anunciada como sede do Mundial Feminino de Futebol em 2023, a Nova Zelândia se destaca na igualdade de direitos das mulheres. A escolha do país para receber um dos mais importantes campeonatos esportivos reforça o tratamento dado à população feminina.

A Nova Zelândia possui cerca de 5 milhões de habitantes, sendo que metade são mulheres. Em 2019, elas já representavam quase metade da força de trabalho neozelandesa, fazendo parte de 48% do total de trabalhadores no país. Apesar desse equilíbrio, a divisão salarial nem sempre foi igualitária entre homens e mulheres. Porém, as neozelandesas vêm conquistando direitos salariais e, desde 1998, a diferença vem decrescendo exponencialmente, tendo já caído 40%.

Também foi o primeiro onde as cinco maiores instâncias de poder já foram ocupadas por mulheres. A Nova Zelândia também é um dos poucos lugares no mundo em que homens e mulheres têm direitos iguais em relação à licença parental: o principal cuidador tem direito a pelo menos 22 semanas de licença.

O país foi, ainda, o primeiro no mundo a conceder direito de voto às mulheres, em 1893. Cem anos depois, em 1993 foi inaugurado na cidade de Christchurch o Kate Sheppard National Memorial, que leva o nome da líder da campanha pelo voto feminino no país.

Diversos outros monumentos e homenagens a mulheres importantes em sua história estão espalhados pelas ilhas norte e sul da Nova Zelândia. Logo na chegada ao país, na saída do terminal internacional do aeroporto de Auckland, por exemplo, é possível visitar a estátua da aviadora Jean Batten, que se tornou a personalidade neozelandesa mais conhecida da década de 1930 devido ao seu recorde de número de voos individuais.

A importância das mulheres cultura maori também não foi esquecida. Na Ilha Norte, o nome da cidade de Whakatane significa, literalmente "agir como homem". A história remonta ao século 12, quando as canoas eram vetadas para as mulheres. No entanto, após os homens partirem, a jovem Wairaka, filha do chefe Toroa, liderou as mulheres em uma canoa para salvá-las e as levou para a costa. Em sua homenagem, existe uma estátua de bronze no local. Já o distrito de Hokianga, no extremo norte, abriga uma estátuade Whina Cooper, famosa líder maori que batalhou pelos direitos de seu povo e das mulheres.

Nos esportes, as mulheres neozelandesas também se destacam. Lydia Ko é a mais nova jogadora profissional de golfe a ser classificada como número um do mundo, aos 17 anos, em 2015. Ela é a golfista mais jovem da história a vencer o Aberto da Mulher da Nova Zelândia e se tornou a mais jovem vencedora de todos os tempos no LPGA Tour - Ladies Professional Golf Association - ao conquistar o Aberto da Austrália em 2012, um título que ganhou novamente em 2013.

Outra promissora atleta da Nova Zelândia é a adolescente Paige Hareb, 30 anos, que se tornou a primeira neozelandesa a se qualificar para o Tour Mundial Feminino da Association of Surfing Professionals (ASP) em 2009, apelidado de Dream Tour.

Sobre Turismo da Nova Zelândia (TNZ)

O Turismo da Nova Zelândia (TNZ) é a organização responsável pela divulgação do país como destino turístico no mundo e conta atualmente com 14 escritórios em 12 países. A principal ferramenta utilizada é a campanha "100% Pure New Zealand", mensagem que tem evoluído ao longo da última década para fazer do país uma das marcas turísticas mais respeitadas no mundo. Na América do Sul, o time conta com profissionais de trade, marketing e relações públicas, que desenvolvem a estratégia com foco em Brasil e Argentina. As ações incluem parcerias com agentes e operadores de viagem e atividades para o consumidor final, como conteúdo customizado nas mídias sociais, vídeos no YouTube, displays no network do Google e edições do site do destino para Brasil ( www.newzealand.com/br) e Argentina ( www.newzealand.com/ar) .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES