'Novo time' de Ronaldinho joga a 2ª divisão no Peru

Ronaldinho Gaúcho defenderá o Cienciano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ronaldinho Gaúcho encarará uma nova realidade ao vestir a camisa do Cienciano, do Peru. Anunciado como reforço do clube, o craque brasileiro encontrará uma equipe na busca pela recuperação - ou renascimento, na visão dos mais pessimistas. Em um espaço de doze anos, o time de Cusco se afundou em má administrações e caiu para a segunda divisão do país.

Campeão da Copa Sul-Americana em 2003, conquistado depois de surpreendente vitória sobre o Boca Juniors na decisão, o Cienciano sofre com problemas financeiros desde 2010, quando o rebaixamento só não veio em virtude de um triunfo por 2 a 1 sobre o Alianza Atlético na última rodada do campeonato.

No ano passado, contudo, o clube de Cusco não escapou e a elite do futebol peruano ficou no passado. Um campeão continental relegado à Série B do seu país e diante de um processo de queda contínua.

O rebaixamento de divisão deu-se, além da campanha pífia, por conta da péssima administração. O atraso de salários resultou em uma punição esportiva grave: 16 pontos a menos na tabela, castigo pelos atrasos nos vencimentos dos atletas, e uma briga mais acirrada nos tribunais do que em campo.

O Cienciano até recuperou os pontos neste ano, depois de disputa no tribunal da Federação Peruana. No entanto, com toda a primeira divisão já organizada - até esta segunda-feira, o torneio se encontra na décima rodada -, a equipe decidiu evitar mais disputas longe dos gramados e tentará retornar à elite no campo.

Para ressurgir, o Cienciano aposta em uma administração profissional e um trabalho de marketing agressivo. A contratação de Ronaldinho, que inclusive gravou um vídeo no qual garante o acordo, faz parte desta nova era no clube.

"Eu visto a camisa do Cienciano. Meus amigos de Cusco, em breve estaremos juntos", disse o veterano, em vídeo publicado pelo clube peruano.

Se Ronaldinho fará parte do plantel na segundona do Campeonato Peruano ou apenas participará de um jogo festivo, nem clube e sequer jogador anunciaram. O plano inicial, fora o fato de contar com o melhor do mundo em 2004 e 2005, é recuperar o campeão da sul-americana de 2003 o mais rápido possível.

Fora de campo, a missão está nas mãos do empresário Sergio Ludeña Visalot. O primeiro passo era retormar o comando do Estádio Garcilaso de la Vega, fechado pelo Governo Regional de Cusco no final do ano passado em virtude das dívidas do clube.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES