Num Brasileirão sem erros de arbitragem, Grêmio assumiria a liderança da tabela

O São Paulo cai para a terceira colocação, e o Grêmio assume a liderança

Num Brasileirão sem erros de arbitragem, Grêmio assumiria a liderança da tabela | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como ficaria o Campeonato Brasileiro sem erros de arbitragem? Para responder essa pergunta - ou pelo menos tentar - o Globoesporte.com foi ao garimpo. Pesquisou todos os jogos do Brasileir?o 2008 em busca de erros decisivos. E achou um quadro diferente - uma tabela com outro l?der e com um cen?rio distinto na briga contra o rebaixamento.

Neste cen?rio paralelo, o S?o Paulo cai para a terceira coloca??o, e o Gr?mio assume a lideran?a. O Fluminense fica livre do risco de rebaixamento, e o Santos entra na zona da degola. Essas seriam algumas das mudan?as na tabela de classifica??o deste ut?pico Campeonato Brasileiro sem erro apitador.

Foi uma tarefa ?rdua. A reportagem do GLOBOESPORTE.COM analisou todas as partidas do Brasileir?o em busca de erros decisivos - aqueles que fizeram diferen?a no placar. De 340 confrontos, 29 mudaram de resultado e alteraram a tabela de classifica??o. Esse n?mero representa 9% do total.

Para isso, foi necess?ria alguma licen?a especulativa. P?nalti n?o marcado foi transformado automaticamente em gol. Erros que poderiam gerar uma varia??o subjetiva demais foram descartados. Exemplo do primeiro caso: se um time venceu por 1 a 0 com p?nalti inexistente - passou a empatar por 0 a 0. Exemplo do segundo caso: se um time perdia por 1 a 0 quando teve um gol mal anulado (ou deixou de ter um p?nalti marcado)... e o resultado final foi 2 a 0 (caso espec?fico de Gr?mio 2 x 0 Santos no Ol?mpico) - esse resultado n?o foi alterado. Veja os crit?rios em quadro abaixo.

Na rodada passada, por exemplo, dois times deixaram de somar pontos por erros de ?rbitros: N?utico e Botafogo, que tiveram p?naltis n?o marcados contra Coritiba e Flamengo, respectivamente. Na "nova tabela" feita, eles ganharam um ponto no domingo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES