O Brasileirão de 2020 pode acabar em janeiro de 2021?

CBF está aberta a diversas possibilidades e terminar o Campeonato Brasileiro de 2020 no ano que vem não está descartado

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última reunião, via internet, os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro conversaram sobre as questões relacionadas à volta do futebol no país. E a possibilidade do Brasileirão acabar em janeiro de 2021 foi tratada como uma das possibilidades. Informações do site Terra

O jornalista Marcel Rizzo escreveu em sua coluna no Uol que a CBF não descarta este cenário, mas não é a única opção. Muito pelo contrário, a entidade tem mais de 30 esboços de como pode elaborar o calendário nacional quando a volta futebol for possível.

No dia 13 de abril, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, admitiu a possibilidade, sendo a primeira pessoa dentro da CBF à tocar no assunto. "Há cenários estabelecidos. Há uma possibilidade de adaptarmos o calendário para que haja ajustes e o período do final do ano pode ser aproveitado. Não descartamos a possibilidade de algumas datas em janeiro serem aproveitadas. É um conjunto de fatores, cuja equação final ainda não está estabelecida", admitiu à TV Gazeta .

Desde o começo do mês, os dirigentes de clubes das séries A e B do país defendem a manutenção do campeonato por pontos corridos de 38 rodadas. Uma redução no número de jogos significaria uma redução também no dinheiro a ser pago pelos direitos de transmissão dos torneios.

Ainda segundo Rizzo, a CBF afirma que está aberta a qualquer possibilidade, mas, por enquanto, não trabalha com uma mudança no formato da competição, como dividir os 20 clubes em grupos e finalizar a competição em jogos de mata-mata, como foi até 2002.

Nas videoconferências, os dirigentes já descartaram a adequação do calendário brasileiro ao modelo europeu (começando a temporada em agosto e terminando em maio). Também já há um consenso de que os jogos serão sem torcida quando for possível retomar as atividades. Este cenário deve se manter assim até o fim do ano .

Alguns estaduais pensam em finalizar suas partidas em sedes únicas. A ideia foi levantada para a CBF fazer o mesmo com o Brasileirão, com sede em São Paulo . Há poucos voos no momento e isso inviabilizaria a realização do campeonato nos nove estados representados pelos clubes da Série A.

As competições da Conmebol também são motivos de preocupação, embora estuda-se a possibilidade de retorno em agosto . As cotas de TV já foram adiantas pela entidade, tanto na Libertadores quanto na Sul-Americana, para ajudar os clubes neste momento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES