Oitavas já podem garantir brasileiro na decisão da Libertadores

Sorteio dos confrontos das oitavas aconteceu na quarta (14)

Pode parecer estranho, mas o Brasil já pode garantir um finalista da Libertadores logo nas oitavas de final. Por conta do desenho das chaves, há uma combinação de resultados que pode fazer com que isso aconteça. E essa combinação, na verdade, nem está entre as mais improváveis.

Basta que Palmeiras (que enfrenta o Barcelona-EQU), Grêmio (que pega o Godoy Cruz-ARG) e Botafogo (que duela com o Nacional-URU) se classificam.

Com isso, o Palmeiras pegaria o vencedor de Atlético x Santos nas quartas, enquanto o Grêmio enfrentaria o Botafogo. Os ganhadores destes duelos se enfrentariam na semifinal, o que já garantiria ao menos um brasileiro na grande decisão 

Sorteio dos confrontos das oitavas aconteceu na quarta (14) (Crédito: Getty)
Sorteio dos confrontos das oitavas aconteceu na quarta (14) (Crédito: Getty)

O que quebraria um jejum de três anos. Depois de 9 finais consecutivas, o Brasil não coloca um time na grande decisão desde 2013, quando o Atlético-MG se consagrou campeão para cima do Olimpia-PAR.

Por outro lado, a chance de uma final 100% depende completamente do Atlético-MG. Afina de contas, o time de Roger Machado caiu ‘sozinho' com os ‘gringos' do outro lado da chave, o que o obriga a avançar até o fim para uma decisão verde e amarela.

O Brasil é o único país que já conseguiu dominar uma final de Libertadores. Fez duas vezes, na verdade: São Paulo x Atlético-PR em 2005 e Internacional x São Paulo no ano seguinte.

Vale lembrar que o Brasil é o segundo na lista de títulos (17) e também o segundo no número de finalistas (32). A Argentina lidera os dois quesitos, com 24 troféus e 33 finalistas.

As partidas das oitavas de final devem ocorrer entre 4 e 6 de julho (ida) e entre 8 e 10 de agosto (volta).

Fonte: Com informações da Espn