Olheiro de time alemão pergunta sobre Neymar e pede informações

Olheiro Björn Andersson passou pelo hotel da Seleção Brasileira

Olheiro Björn Andersson | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A temporada de campeonatos com jovens talentos na América do Sul atrai olheiros de diferentes times europeus, mas um em especial não economizou. O Bayern de Munique mandou dois observadores para o Sul-Americano Sub-20 e mais dois para acompanhar a Copa São Paulo de Juniores.

Um deles, o suíço Björn Andersson, passou pelo hotel da Seleção Brasileira no último domingo para ter o primeiro contato visual dos jogadores. Sentado na recepção do Gran Tacna Hotel, pediu ajuda para identificar cada um dos atletas que passava em direção ao ônibus que levaria o time para o treino.

"Pode me mostrar quem é o Neymar?", perguntou à reportagem, causando certo espanto. Na verdade ele diz conhecer bem o futebol da estrela da Seleção Sub-20, mas nunca o tinha visto de perto. "Pode me mostrar outros bons também?", completou, despedindo-se sem antes entregar um cartão de visitas.

Andersson é o enviado a Tacna do time alemão. Assistirá a todas as partidas realizadas na sub-sede da competição. Outro observador está em Arequipa, onde estão os outros dois países favorito dos caça-talentos europeus, a Argentina. "São os países que têm os jogadores com melhor perfil para jogar na Europa."

Na segunda-feira, como previsto, o olheiro marcou presença na rodada dupla. Acompanhamos parte do segundo tempo de Colômbia x Equador ao lado de Andersson e outros de seus colegas para observar o trabalho de profissionais valorizados na Europa e temidos pelos clubes brasileiros.

Concentrados, eles evitam conversa quando a bola está rolando, mas conhecidos entre si se acomodam em poltronas próximas. Todos com um bloquinho na mão e uma caneta, eles têm entre 50 e 60 anos em sua maioria e são facilmente identificados por seus cabelos grisalhos e pele clara no meio de sul-americanos em sua maioria morenos.

A cada lance, fazem anotações. Em algumas situações, tecem rápidos comentários e parecem decepcionados com os colombianos e equatorianos. A maior expectativa é com o Brasil, time que tem jogadores famosos com Neymar, mas outros ainda completamente desconhecidos pelos europeus.

Enquanto trabalham, não gostam de dar entrevistas. A cada intervalo e espaço entre partidas, desfrutam de uma área vip modesta. Café, bolachas e outros alimentos ficam à disposição e eles conversam sobre o que acabaram de ver.

Ter acesso a um local exclusivo, segundo eles, não é solicitado. Andersson explica que uma agência cuida de tudo, desde hospedagem a credenciamento no evento. Seu colega, representante do austríaco Red Bull Salzburg, tem um crachá com a identificação "Agente Fifa".

No jogo seguinte, entre Brasil e Paraguai, os olheiros tiveram melhor sorte. Os brasileiros fizeram 4 a 2 e Neymar mostrou suas credenciais, marcando os quatro gols. O suíço Andersson agora não vai mais esquecer a fisionomia do jogador que cada vez mais é desejado pelos clubes europeus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES