Olimpíada se aproxima e Japão só vacinou 4,1% de sua população

País aprovou mais duas vacinas contra a Covid-19 para acelerar a campanha de vacinação

japao | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em ritmo lento e preocupante, o Japão vacinou apenas 4,1% de sua população, de acordo com levantamento da Agência Reuters, a taxa mais lenta entre os maiores e ricos países do mundo.

Em contraste com algumas outras nações do Grupo dos Sete (G7), dos países mais poderosos do mundo, que estão começando a encerrar as medidas de bloqueio para combater a pandemia, grande parte do Japão permanece sob restrições de emergência em meio a uma quarta onda de infecções.

Na sexta-feira, o governo acrescentou Okinawa à sua lista de nove prefeituras submetidas às mais rígidas medidas de emergência. Eles incluem Tóquio, onde os Jogos Olímpicos devem começar em cerca de dois meses.

Japão: um país risco mas sem vacinas (Foto: divulgação)

O país aprovou mais duas vacinas contra o coronavírus para acelerar uma campanha de inoculação demorada. As vacinas recém-aprovadas, da Moderna Inc e AstraZeneca PLC, se juntarão a uma co-desenvolvida pela Pfizer Inc e BioNTech SE em uma campanha de vacinação que começou em meados de fevereiro.

A vacina da AstraZeneca não será usada por enquanto, disse a empresa. Anteriormente, a mídia disse que o governo iria adiar seu uso por causa de preocupações com coágulos sanguíneos e sangramento em alguns deles.

"Faremos o máximo para trabalhar para garantir que todos os idosos que buscam vacinas possam receber suas duas vacinas até o final de julho", disse a repórteres o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, que está liderando o esforço de resposta ao coronavírus.

Temores sobre a Olimpíada

O temor de que a Olimpíada se transformasse em um evento super-disseminador persistiu, garantindo a oposição da maioria do público à realização dos Jogos neste ano.

Uma pesquisa corporativa da Reuters publicada na sexta-feira mostrou que quase 70% das empresas japonesas também querem que os Jogos sejam cancelados ou adiados.

O estado de emergência para Okinawa duraria cerca de um mês, de domingo a 20 de junho, disse o primeiro-ministro Yoshihide Suga, além do ponto final de 31 de maio dos outros nove.

É a terceira semana consecutiva que o Japão expande o estado de emergência. Com cerca de 695.000 infecções e 12.000 mortes, o Japão está encontrando seu sistema médico cada vez mais tenso por um aumento nas variantes infecciosas.

Com a Olimpíada começando em 23 de julho, Tóquio está sob pressão especial para reduzir as infecções e a pressão sobre o sistema médico e sair da emergência no prazo previsto para este mês.

Depois de uma reunião de 30 minutos com Suga na sexta-feira, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que buscou suprimentos de vacina para a capital, que começa a vacinação em massa na próxima semana.

Os dois concordaram em trabalhar para uma Olimpíada "segura" neste verão, disseram mais tarde a repórteres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES