Palco de ‘La U’ x Flamengo tem plano de evacuação para o caso de terremoto

Santiago volta a receber jogos nesta terça-feira após tragédia que abalou o Chile.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Medo é uma palavra forte para expressar o sentimento dos chilenos com relação a novos terremotos. Mas a população se mostra prevenida em caso de abalos sísmicos mais fortes. Um bom exemplo disso é todo o aparato de segurança que está sendo montado no estádio Monumental, em Santiago, para o duelo entre Colo Colo e Vélez Sarsfield, na noite desta terça-feira, pela Libertadores, primeiro jogo na cidade após a tragédia que abalou o país nas últimas semanas.

Uma série de medidas foram tomadas para garantir que tudo corra bem neste jogo e também no de quarta-feira, entre Universidad de Chile e Flamengo. A primeira e mais básica foi com relação à venda de ingressos.

- O Monumental tem capacidade para 47.300 pessoas. Mas só colocamos 25 mil ingressos à venda ? explicou Osvaldo Jará, administrador do estádio e um dos responsáveis por evitar qualquer tipo de problema durante os jogos.

Na noite da última segunda-feira, exatamente no horário dos jogos (por volta das 23h) a cidade sentiu um tremor em consequência do terremoto de 6.7 na escala Richter que voltou a acontecer na cidade de Concepcion (300km ao sul). Durante a última semana, Santiago também sofreu com alguns apagões e chegou a ficar sem luz por mais de 30 minutos. Mas se tudo isso se repetir novamente, os torcedores, diz Jará, saberão o que fazer.

- Quinze minutos antes de cada jogo nós vamos exibir nos telões instruções de como o torcedor deve proceder em caso de alguma coisa mais grave. Também vamos ter 20 guardas com coletes laranjas e lanternas na mão para orientarem o público em caso de emergência ou falta de luz. O estádio tem três geradores próprios que serão ativados automaticamente em caso de queda de luz. Dessa maneira, o jogo continua sem problemas ? disse o administrador.

Videos nos telões orientarão o público em caso de emergência. Promessa é de evacuação rápida

Jará não teme confusão em uma eventual evacuação do estádio.

- Teremos quatro saídas de emergência. Das quatro, três se abrirão, como portas automáticas, num simples apertar de botão. Acredito que a evacuação total deva levar entre 10 a 15 minutos, no máximo.

Mas os cuidados do Colo Colo com seu estádio não são apenas por conta do seu jogo e da segurança dos torcedores. A diretoria do clube só aceitou ceder o Monumental para o Universidad de Chile jogar com algumas condições. Além do alto valor do aluguel por quatro jogos até maio, o dono da casa colocou uma cláusula no contrato de cessão de que se a torcida rival de "La U" danificar o estádio terá de pegar US$ 120 mil (cerca de R$ 210 mil).

Na visita ao Monumental, foi possível perceber que o gramado tem algumas regiões mais danificadas. Principalmente do lado esquerdo das cabines de televisão, perto de uma das áreas. Mas Osvaldo Jará garantiu que o campo está ótimo.

- O gramado está bom, sem buracos, e foi regado e aparado para o jogo de hoje (terça). Amanhã (quarta) voltamos a repará-lo se for necessário ? disse o administrador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES