Palmeiras é campeão em São Paulo

Depois de doze anos, Palmeiras é campeão em São Paulo

Depois de doze anos, Palmeiras é campeão em São Paulo | GloboEsporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Palmeiras deixou uma gera??o sem saber o que ? comemorar um t?tulo paulista, mas, depois de 11 anos, 11 meses e dois dias voltou a mandar no futebol de S?o Paulo. Numa das decis?es mais tranq?ilas dos ?ltimos tempos, o Verd?o, que j? tinha vencido a Ponte Preta por 1 a 0 no primeiro jogo, em Campinas, no final de semana passado, ganhou tamb?m no Palestra It?lia. Neste domingo, com 5 a 0, os palmeirenses conquistaram o 22? t?tulo estadual da sua hist?ria.

O Verd?o, por ter melhor campanha nas duas fases anteriores ? a de classifica??o e a semifinal ? entrou na final j? com a vantagem. Se quisesse, poderia at? mesmo empatar as duas partidas com a Ponte que levaria a ta?a. Mas o melhor ataque da competi??o queria mais. Depois da vit?ria em Campinas, at? uma derrota por um gol de diferen?a deixaria o t?tulo no Palestra. Mas ser campe?o perdendo o jogo n?o tem a mesma gra?a...

Por isso, o Verd?o foi para cima com fome de quem precisava vencer para ser campe?o. De nada adiantou o jogo de cena do t?cnico pontepretano, S?rgio Guedes, que passou a semana dizendo que o zagueiro C?sar e o volante Elias n?o iriam para o jogo. Para surpresa geral, minutos antes do come?o do jogo, l? estavam C?sar, com o joelho machucado, e Elias, com uma costela fraturada, na escala??o. Mais atrapalharam que ajudaram.

A Ponte at? come?ou melhor, pela necessidade da ocasi?o, e arriscou primeiro. O meia Renato, principal jogador da Macaca e que voltava a time ap?s cumprir suspens?o no jogo de Campinas, teve algumas chances de falta, sua especialidade, mas n?o soube aproveitar. Luis Ricardo teve ?tima oportunidade, , mas Marcos pegou. Se marcasse o gol, a Ponte poderia mudar a hist?ria do jogo. Poderia...

Tr?s minutos depois, numa lamban?a coletiva, o Verd?o abriu o placar. Leandro cobrou falta da esquerda, a bola resvalou na cabe?a de um zagueiro da Ponte e o volante Ricardo Concei??o tratou de completar contra o pr?prio gol. Se as coisas j? estavam tranq?ilas para o Palmeiras, a ajudinha do rival foi muito bem-vinda.

A Ponte, que, a essa altura, teria de fazer tr?s gols, foi para cima e a? se abriu completamente. Era tudo que o t?cnico palmeirense. Vanderlei Luxemburgo, queria. Aos 33, ?lder Granja avan?ou livre para direita, cruzou e Alex Mineiro cabeceou para marcar o seu 13? gol no Paulist?o e se igualar ao santista Kl?ber Pereira na artilharia. O gol valeu um pr?mio de R$ 150 que a Federa??o Paulista de Futebol entregar? ao atacante; ele promete repartir com o elenco.

Exatamente aos 34 minutos do segundo tempo, o torcedor do Verd?o, enfim, soltou o grito que j? ensaiava desde o domingo passado: ??-C-A-M-P-E-?-O!!!?.

Mas ainda tinha o segundo tempo. E foram 45 minutos de pura festa. A Ponte Preta at? voltou do intervalo com o discurso de ?ainda d?. Mas n?o dava n?o. E Luxemburgo queria mais, tanto que ainda mandou mais dois atacantes para campo: Den?lson e Lenny.

Para coroar o brilhante campeonato de Valdivia, o melhor jogador do Paulist?o, faltava o gol dele. Aos 27 minutos do segundo tempo, o Mago fez de fora da ?rea. Um gol para a torcida e para os pais que vieram do Chile s? para ver a sua consagra??o.

E, agora, faltava o qu?? Ah, Alex Mineiro ser o artilheiro isolado. Mas ele tratou de cuidar disso. Aos 30 (com Martinez impedido no lance) e aos 33, o camisa nove marcou mais dois e chegou a 15 gols para se transformar no maior goleador do estadual, ultrapassando o santista Kl?ber Pereira. Pelo feito, ele receber? um pr?mio de R$ 300 mil, que prometeu dividir com os companheiros.

Os dois atos finais antes da entrega da ta?a foram de Vanderlei Luxemburgo. Com reconhecimento a Diego Cavalieri, que come?ou o ano como titular e deu lugar a Marcos quando este se recuperou de les?o, Luxa substituiu os goleiros. E, como faz sempre, faltando cinco minutos ele deixou o campo dizendo que a festa era s? dos atletas e n?o dele. Mas ? (e muito!) dele. Assim como em 1996, o treinador tirou o Palmeiras de um longo jejum. A conquista



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES