Na Vila, Santos e Palmeiras empatam por 1 a 1

Neymar se movimentou muito e, mesmo bem marcado, criou chances para o Santos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em partida muito disputada na Vila Belmiro, o Palmeiras apostou em uma forte marcação no meio de campo e segurou o empate por 1 a 1 diante do Santos, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Kleber abriu o placar para os visitantes no primeiro tempo, mas Alan Patrick igualou após o intervalo. Depois, os comandados de Luiz Felipe Scolari se defenderam bem e contiveram a pressão santista até o fim.

O clássico manteve um tabu a favor dos palmeirenses que já dura quatro anos: a última derrota do time para o rival alvinegro em Brasileiros aconteceu em setembro de 2006. Desde então, foram oito jogos, com quatro vitórias alviverdes e quatro empates.

Com o resultado, os dois times seguiram muito próximos na tabela, ambos com 39 pontos. Para o Palmeiras, a zona de classificação à Copa Libertadores está a oito pontos; para o Santos, já garantido no torneio continental no ano que vem, a primeira colocação segue distante, com o Fluminense 13 pontos à frente.

O time alvinegro começou a partida melhor, trocando passes rapidamente e pressionando os palmeirenses no campo de defesa. Logo no primeiro minuto, houve tabela envolvente entre Léo, Marcel e Neymar pela esquerda do ataque, mas a zaga alviverde afastou para escanteio. Aos 7min, nova subida de Léo: o lateral recebeu com liberdade e chutou cruzado, com perigo, para fora.

Aos poucos, o Palmeiras foi encaixando a marcação no meio de campo, com uma linha formada por Márcio Araújo, Edinho, Marcos Assunção e Rivaldo. O Santos passou a encontrar dificuldades para achar espaços e tocar a bola. Aos 9min, os visitantes assustaram pela primeira vez em chute de Valdivia, que errou o alvo.

Os santistas mantinham a posse de bola, mas sofriam com a forte marcação. Até Valdivia voltava para ajudar, dificultando as subidas de Arouca e Roberto Brum. Aos 12min, Neymar ganhou no corpo de Marcos Assunção pela direita e cruzou na boca do gol, mas Marcel não alcançou.

Marquinhos sentiu lesão e foi sacado aos 16min para a entrada do garoto Alan Patrick, que melhorou a movimentação do meio de campo. Porém, o Palmeiras abriu o placar três minutos depois, em jogada de sua dupla de frente: Valdivia controlou bola na área, protegeu bem e ajeitou para Kleber, que pegou um chute forte de esquerda e balançou as redes do goleiro Rafael.

A equipe de Felipão manteve a postura recuada após o gol e continuou com a marcação agressiva no meio de campo. Sem espaços para entrar na área, o Santos tentou arriscar de longe: aos 26min, Alan Patrick chutou e obrigou Deola a fazer boa defesa.

Atrás no placar, os anfitriões foram para cima até o fim do primeiro tempo, mas deixaram espaços para o contragolpe. Valdivia fez bem seu trabalho de segurar a bola e o Palmeiras teve outra chance de marcar aos 45min, em chute forte de Vítor que parou no travessão de Rafael.

O técnico Marcelo Martelotte voltou com uma alteração para a segunda etapa: Zé Eduardo entrou no lugar de Pará para jogar no ataque, deslocando Danilo para a lateral direita. O Santos continuou pressionando e Neymar passou a se movimentar mais, caindo muitas vezes pelo lado direito, confundindo a marcação e levando perigo.

A resistência da defesa palmeirense finalmente foi vencida aos 7min, após linda jogada individual de Alan Patrick. O meia avançou pela esquerda, driblou dois marcadores e chutou mal; porém, o zagueiro Danilo esticou o pé e desviou a bola do caminho de Deola, deixando tudo igual no placar.

A virada da equipe da casa quase veio aos 17min, quando Neymar levantou bola na área em cobrança de falta e Edu Dracena desviou por cima do travessão. Com 20min, Marcos Assunção teve grande chance em cobrança de falta frontal ao gol santista; a batida passou perto da trave, mas foi para fora.

O ritmo da partida diminuiu após os 25min, com as duas equipes aparentando cansaço. O Palmeiras recuou de vez, mas os donos da casa seguiam com dificuldades para furar a marcação, e as chances de gol rarearam. Neymar assustou a torcida ao ficar caído por alguns minutos no meio do gramado, sentindo dores no pé, mas se recuperou e seguiu no jogo.

O Santos conseguiu chegar de novo aos 38min, aproveitando uma rara subida ao ataque do time alviverde para ameaçar no contragolpe. Neymar deu belo drible na entrada da área e bateu colocado de pé esquerdo, mas Deola segurou firme, na última chance clara do clássico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES