Papai Neymar rege o Santos sem Paulo Henrique Ganso

Com os dois em campo, Peixe conquistou 60% dos pontos que disputou.

Neymar e Ganso. | Ag. Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sem o ?parça? Paulo Henrique Ganso a seu lado, Neymar terá a missão de liderar o Santos na final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, neste domingo, na Vila Belmiro, e na fase de mata-mata da Taça Libertadores: quarta que vem, o time alvinegro faz o jogo de volta das quartas de final da competição continental contra o Once Caldas-COL, no Pacaembu. Conseguirá o camisa 11 ser decisivo sem o apoio do 10?

Os números mostram que o aproveitamento do Santos cai quando Neymar joga sem Ganso. Mas o desempenho individual do atacante não sofre muitos abalos. No primeiro semestre do ano passado, com a dupla tinindo, o Peixe atropelou seus adversários e conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Em agosto, porém, durante o Brasileirão, Ganso sofreu grave lesão no joelho esquerdo, teve de ser operado e só voltou a jogar em março deste ano. Assim, o Peixe deixou de lutar pelo título do Brasileirão dez rodadas antes do fim.

Ganso é mais velho. Tem 21 anos e foi promovido ao time principal em 2008. Neymar, 19, subiu no início de 2009. Desde então, disputaram 88 jogos juntos e conquistaram 60% dos pontos que disputaram: 47 vitórias, 18 empates e 23 derrotas. O atacante fez 45 gols, média de 0,5 gol por jogo. O meia marcou 20.

Sem Ganso, Neymar jogou 40 partidas e venceu só 15. Aproveitamento de 48,3%. Mas a média de gols marcados pelo atacante sem Ganso a seu lado não caiu tanto: ele fez 17, média de 0,42. Ou seja, a ausência de Ganso pesa mais para o time em si do que para Neymar individualmente.

- Ele é nosso maestro e o meu irmãozinho. Fico muito triste com a ausência dele. Sem o Ganso, o Santos perde muito. Mas vamos fazer de tudo para vencer os jogos, pois ele merece mais títulos - afirma Neymar.

Em 2002, uma outra dupla famosa foi desfeita na hora H. No último jogo do Brasileirão daquele ano, diante do Corinthians, no Morumbi, Diego deixou o gramado com apenas 20 segundos de jogo. Coube a Robinho levar o Peixe ao título. E o Rei das Pedaladas conseguiu. Participou dos três gols da vitória santista por 3 a 2 (marcou o primeiro) e tirou o Peixe de uma fila que durava 18 anos.

Resta saber se Neymar, que é considerado sucessor de Robinho, conseguirá repetir a façanha do seu mentor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES