Para os amantes de bebidas energéticas, cardiologista alerta: “altos números de paradas cardíacas”

Para os amantes de bebidas energéticas, cardiologista alerta: “altos números de paradas cardíacas”

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor médico da Maratona de Londres e um dos Diretores das Olimpíadas de 2012, Dr. Sanjai Sharma, foi enfático em alertar sobre exageros principalmente em amadores, pouco ou totalmente despreparados e desinformados. Prática de provas longas necessita de orientação e avaliação de especialistas médicos, treinadores e nutricionistas, para que não ultrapassem os limites fisiológicos seguros.

Uma das pesquisas surpreendentes apresentadas, veio da França, onde se demonstrou que o consumo do vinho diário só tinha real benefício se fosse associado à atividades físicas regulares. Um grave alerta sobre o consumo de energéticos chamou a atenção pela severidade das conclusões. O abuso de quantidades seguidas de energéticos nas baladas em Paris, entre janeiro de 2009 e novembro de 2012, foi avaliado por 15 especialistas em cardiologia, psiquiatria, neurologia e fisiologia.

Os resultados foram semelhantes aos encontrados em outras pesquisas menores. Separaram os últimos dois anos, e 257 casos de hospitalização foram relatados, sendo 212 deles estudados de modo bem detalhado. Distúrbios cardiológicos foram 95 e desses oito paradas cardíacas seguidas de morte, 46 com graves arritmias, 13 com sintomas de angina do peito e três com hipertensão arterial. Quanto a problemas psiquiátricos foram diagnosticados 74 casos e 57 neurológicos. Concluíram que abusos de energéticos não devem de maneira nenhuma fazer parte do consumo habitual de esportistas em geral e o problema é que raramente usuários de energéticos o mencionam para o seu médico nas consultas de rotina, principalmente se teriam alguma sensibilidade para estimulantes a base de cafeína ou cardiopatia prévia.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES