Parreira: “Adriano comprovou que é jogador de seleção. Nunca tremeu”

Em entrevista treinador fala sobre a preparação da África do Sul e de Ronaldinho Gaúcho

Parreira. | globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista ao programa "Ta na Área", do canal Sportv, o técnico Carlos Alberto Parreira falou sobre a preparação da África do Sul para a Copa do Mundo, na Granja Comary, em Teresópolis, e analisou a chave dos sul-africanos no torneio.

O treinador sul-africano aproveitou para elogiar o atacante Adriano, do Flamengo, e comentou sobre a convocação ou não de Ronaldinho Gaúcho para a Copa do Mundo. E admitiu que, como Dunga, também teria dúvidas.

Parreira falou ainda sobre o trabalho do amigo Joel Santana, que comandou a África na Copa das Confederações e avaliou os rivais no Mundial.

Acompanhe os principais tópicos da entrevista com o treinador da África do Sul.

Formação da seleção da África do Sul

- É o prazer de construir algo. É igual a um pintor na frente de uma tela branca e, de repente, sai uma obra de arte. O trabalho é exatamente começar do zero. Formar um time que possa ser competitivo e de bom nível. Serão três meses de preparação com essa equipe e ficaremos até a Copa. Esse grupo é só formado por jogadores que atuam na África. Não tem ninguém do exterior ainda, pois os clubes não liberaram. Dos 29 jogadores que vieram, 15 irão para Copa.

Grupo sul-africano na Copa

- Temos México, Uruguai e França. O jogo crucial é o da estreia contra a equipe mexicana. Conseguindo um bom resultado ou até mesmo um empate, brigaremos pela vaga até o último jogo. A Copa do Mundo exige isso. Nosso grupo é fortíssimo e temos que nos preparar bem para tentar passar para outra fase.

Parreira comenta sobre Joel Santana

- Na formação do time, o Joel é um pouco mais conservador. Houve uma mudança na maneira de armar o time. Mas ele conseguiu bons resultados. A Copa das Confederações foi positiva para a seleção da África do Sul. O que ocasionou uma colisão foram os noves amistosos sem ganhar. É difícil para o treinador.

Convocação da seleção brasileira e situação de Adriano

- (O jogador é convocado) Primeiro vem a qualidade técnica e o que mostra no time. O clube é o parâmetro do jogador. Depois vem o teste de jogar na seleção. Há jogadores que não sentem a responsabilidade e crescem de produção. E outros que sentem e não correspondem. E o Adriano comprovou que é jogador de seleção brasileira e ele nunca tremeu, pelo contrário, cresceu nas competições.

Ronaldinho Gaúcho na Copa?

- Nessa aí não vou me meter. Isso é muito complicado e depende só do treinador. Ronaldinho Gaúcho é jogador excepcional. Pode desequilibrar. É um fora de série, ninguém contesta. Ele já provou isso em campo. No momento que foi convocado não estava atravessando a melhor fase técnica. Chegou na Copa em 2006 desgastado, e de lá para cá nunca mais foi o mesmo. Teve dois anos que largou um pouquinho, perdeu foco, engordou, ficou fora de forma, disputou as Olimpíadas e não rendeu. A seleção é um grupo praticamente definido. Cabe ao treinador achar importante o Ronaldinho ir ou não. Se eu estivesse no lugar do Dunga teria dúvidas também.

Paixão do povo africano pelo Mundial

- Depois da Copa das Confederações, houve uma mobilização geral do país. Tem um dia da semana, que é o Dia da Seleção. Todo mundo é convidado para ir às ruas com a camisa dos Bafana Bafana, bandeirinhas, muitas crianças. E um movimento muito grande no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES