Ex-peão de obra e garçom, Maicon Andrade conquista o bronze

Maicon conquistou bronze na categoria acima de 80kg do taekwondo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Maicon Andrade conquistou a medalha de bronze na categoria acima de 80kg do taekwondo e se transformou na grande surpresa do Brasil, na noite deste sábado, na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico dos Jogos Rio-2016. O atleta, que não era cotado para subir ao pódio derrotou o britânico Mahama Cho, por 5 a 4, e assegurou o triunfo.

Natural de Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, Maicon tem 23 anos e é o caçula de nove irmãos. E somente em 2014 disputou sua primeira competição internacional.

"Assim que o nigerino foi para a final e me puxou, vi que ganharia uma medalha. E espero que ela traga mais visibilidade ao meu esporte. É uma honra muito grande. Nunca imaginei que ganharia e dentro do meu país", declarou o medalhista.

Trajetória

Para ocupar um degrau no pódio olímpico, Maicon já precisou encarar uma dura rotina. Trabalhou como peão de obra, de segunda-feira a sexta-feira, e, no sábado, ainda fazia um bico de garçom. O único dia em que treinava era o domingo.

Há dois anos, Maicon recebeu um convite para treinar em São Paulo e se dedicar somente ao esporte. Após a mudança, o brasileiro conseguiu iniciar sua trajetória no alto rendimento.

Ontem, a medalha de bronze veio após quatro lutas. Nas oitavas de final, ele ganhou do americano Stephen Lambdin nos segundos finais de combate e, na sequência, foi derrotado pelo nigerino Alfaga Issoufou.

Como o algoz africano se classificou para a disputa da medalha de ouro, Maicon teve a oportunidade de lutar na repescagem, quando ganhou do francês Mbar Ndiaye, por 5 a 2, e avançou à decisão do terceiro lugar.

Vitória

Na decisão pelo terceiro lugar no pódio, Maicon perdeu grande parte do confronto, até que faltando quatro segundos para o fim chegou à vitória e encerrou o placar em 5 a 4.

A categoria acima de 80kg era a que o ex-campeão do MMA Anderson Silva chegou a anunciar em 2015 que tentaria vaga para participar dos Jogos Rio-2016. Mas reviu sua decisão e abandonou a intenção



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES