“Queremos marcar a história”, diz Alex sobre a Taça Libertadores

Alex tem menos de um ano de Corinthians, mas já percebeu o tamanho da obsessão da torcida pela conquista do inédito título da Libertadores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alex tem menos de um ano de Corinthians, mas já percebeu o tamanho da obsessão da torcida pela conquista do inédito título da Libertadores. Decisivo na arrancada para a vitória no Brasileirão do ano passado, o armador começa 2012 como uma das grandes esperanças do clube para chegar à tão sonhada taça sul-americana.

Experiência não vai faltar. Em 2006, o meio-campista foi peça-chave para o Internacional também sair da fila e pintar de vermelho a América.

Nesta entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Alex fala sobre os problemas que o Corinthians vai enfrentar pela forma como as equipes estrangeiras atuam, vê o "fantasma Tolima" bem distante do Timão e sonha fazer história com a camisa de um dos clubes mais populares do país. Confira abaixo o bate-papo com o "cérebro" alvinegro.

Quais os obstáculos que o Corinthians vai encontrar na LIbertadores?

ALEX: A maior dificuldade da Libertadores é que os times de fora são mais aguerridos, competitivos. Não desistem nunca. E até o Brasil importou muitos deles nos últimos anos. O brasileiro compete bem, está cada vez mais desse jeito. O futebol ficou mais ágil. Mais rápido. Antes era mais lento. Nos obrigou a competir nesse nível.

O Corinthians foi campeão brasileiro em dezembro, mas, logo depois, já começou a cobrança pelo título da Libertadores. Como o elenco vem recebendo essa pressão?

Vejo o pessoal mais leve por conta do título do Brasileiro. O que eu ouço no elenco é que todo mundo quer fazer história. Todos querem marcar a própria história. Queremos dar sequência nesse momento do elenco. Criar uma época vitoriosa.

A inesperada eliminação para o Tolima-COL no ano passado deixou o grupo bastante abalado. Você acredita que aquela derrota ainda mexe com o time?

Não vencer o Tolima foi duro. Jogaram cedo a primeira fase da Libertadores, sem treino. Agora eles passaram a página. Os remanescentes estão com vontade.

Quem você considera o grande rival do Corinthians?

O maior adversário do Corinthians somos nós mesmos. Temos de fazer o nosso melhor. Temos um ótimo time, espírito ótimo. Temos de colocar isso para fora, no campo. Competimos muito bem no ano passado. Estamos perto de conseguir bons resultados na Libertadores.

O Corinthians enfrenta Táchira-VEN, Cruz Azul-MEX e Nacional-PAR na primeira fase. Você considera que o excesso de confiança por enfrentar times sem tanta tradição pode prejudicar o Timão?

Difícil falar em salto alto. Vamos pegar times inferiores tecnicamente, mas não quer dizer nada. Os times brasileiros estão bem, e se não formos competitivos fica complicado. Se achar que a qualidade vai fazer diferença a nosso favor, também (fica complicado). Aos 46, 48 do segundo tempo eles seguem incomodando. Mandam todo mundo para a área. É um futebol diferente do que vemos aqui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES