Pereira fica com o bronze nos 200 metros medley e quebra um tabu

O nadador brasileiro conseguiu ir pela primeira vez ao pódio em Mundial de piscina longa ao ficar com o bronze nos 200 m medley .

Thiago Pereira | Quinn Rooney/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fim de mais um tabu para Thiago Pereira. Depois de obter sua primeira medalha olímpica com a prata nos 400 m medley nos Jogos de Londres no ano passado, nesta quinta-feira o nadador brasileiro conseguiu ir pela primeira vez ao pódio em Mundial de piscina longa ao ficar com o bronze nos 200 m medley do Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona.

Ele ficou atrás do norte-americano Ryan Lochte, que ficou com o ouro ao cravar 1min54s98, e do japonês Kosuke Hagino. Thiago fechou a prova em 1min56s30, sua melhor marca na prova sem os trajes rápidos. Foi apenas um centésimo mais lento que o medalhista de prata.

"Foi minha primeira medalha em Mundiais, estou bem satisfeito. Fiquei a um centésimo da prata ,foi duro. Mas estou bastante satisfeito. Apesar de tudo que aconteceu comigo esse ano, me superei e conquistei a medalha. Fiquei sem clube e tive lesão, mas consegui. Foi uma prova bem nadada. Fiquei ansioso antes de sair da água, mas fiz o melhor tempo da minha vida", falou Pereira ao Sportv.

Tiago Pereira já havia conquistado em sua carreira 18 medalhas em Jogos Pan-Americano, detendo assim o recorde entre todos os competidores de qualquer esporte que já participaram da competição. Foram 12 de ouro, três de prata e três de bronze.

Além disso, já havia ganhado um ouro, uma prata e dois bronzes em Mundial de piscina curta, de 25 m, em Indianápolis-2004. Pereira ainda competirá nos 100 m borboleta, que tem eliminatórias e semifinais na sexta e decisão marcada para sábado.

Existe ainda uma remota chance de nadar também os 400 m medley, prova na qual foi prata nos Jogos de Londres. Mas antes do embarque para Barcelona ele afirmou que não pretendia disputa-la por cansaço.

Na final dos 100 m livre, o brasileiro Marcelo Chierighini ficou com a sexta colocação depois de avançar à final com o terceiro melhor tempo. Nesta quinta, ele cravou 48s28. A prova foi vencida pelo australiano James Magnussen, com 47s71. Na final dos 100 m livre, o brasileiro Marcelo Chierighini ficou com a sexta colocação depois de avançar à final com o terceiro melhor tempo. Nesta quinta, ele cravou 48s28. A prova foi vencida pelo australiano James Magnussen, com 47s71.

Leonardo de Deus não conseguiu passar das semifinais nos 200 m costas ao marcar 1min57s92.

"(A) sensação é de ter faltado um pouquinho mais. Mas é assim mesmo, o nível é muito alto e não dá para reclamar. Não me senti bem nos primeiros 50 m. Mas agora não é hora de reclamar e temos que trabalhar", falou Chierighini.

Em outra final com representante do Brasil, Etiene Medeiros ficou na quarta colocação na final dos 50 m costas, com 27s83. O resultado é o melhor da história da natação feminina em Mundiais. "Eu não estou acreditando ainda, mas estou muito feliz. Entrei na água para ganhar a prova. Estou com outra cabeça e penso em 2016 estar entre as melhores. Estou muito feliz", falou ao Sportv.

O Brasil agora soma oito medalhas no total no Mundial de Natação de 2013, sendo a terceira em piscinas. Cesar Cielo venceu o ouro nos 50 m borboleta. Antes, Felipe Lima havia ficado com o bronze nos 100 m peito.

Outras cinco medalhas foram conquistadas todas nas provas de maratona aquática. Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha fizeram uma dobradinha na prova de 10km, conquistando as medalhas de ouro e prata.

Poliana já havia sido prata nos 5 km, mesma prova na qual Ana Marcela ganhou medalha de bronze. O país ganhou também o bronze no revezamento da maratona aquática, com Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Samuel de Bona na prova de 5 km por equipe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES