Pesquisa mostra que 68% dos jogadores querem volta do futebol no País

Maioria dos atletas cita necessidade financeira para apoiar retomada dos jogos

| Luciano Belford/O Dia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria dos jogadores e jogadoras de futebol do Brasil quer o retorno das competições, interrompidas há mais de dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus. As informações são do GE.

A conclusão está numa pesquisa realizada pela Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) em parceria com o SIAFMSP (Sindicato dos Atletas de Futebol do Município de São Paulo) a que o GloboEsporte.com teve acesso.

Em pesquisa, 68% dos atletas são favoráveis à volta do futebol — Foto: Infoesporte 

A pergunta "você é a favor ou contra a volta dos campeonatos de futebol?" foi respondida por 734 atletas que atuam em todos os estados do futebol brasileiro: 68% se disseram a favor, 32% responderam ser contra (não foi especificado o número de atletas ouvido por estado). A margem de erro é de 4%.

O apoio à volta das atividades é maioria em todas as categorias, mas os percentuais variam de acordo com a divisão em que os jogadores atuam. Entre os atletas que defendem times da Série A do Campeonato Brasileiro, 55% são favoráveis. Esse número aumenta para 74% entre os jogadores das Séries B e C e chega a 85% entre os que jogam a Série D e campeonatos estaduais. Entre atletas do futebol feminino, 56% querem a volta das competições.

A pesquisa foi feita online pela consultoria Esporte Executivo. Cada atleta recebeu um link exclusivo que dava acesso às opções de voto.

Além de responder se eram favoráveis ou contrários à volta dos campeonatos, os atletas foram instados a detalhar suas motivações. Os resultados mostram que a preocupação financeira está acima de tudo. É importante ressaltar que os jogadores e jogadoras podiam escolher mais de uma opção – por isso, o somatório dá mais de 100%.

Entre os atletas que querem o retorno das competições, 33% disseram que não gostariam de jogar, mas que precisam disso para voltar a receber salário. Também houve 24% que citaram a curta duração da carreira. A soma desses fatores (57%) supera a resposta mais citada – 36% disseram confiar na estrutura que será montada para evitar o contágio.

As motivações de quem votou a favor — Foto: Infoesporte 

Entre os atletas que não querem a volta dos campeonatos de futebol, a segurança é a maior preocupação. Esta foi a motivação mencionada por 49%.

A segunda resposta mais citada foi a situação do país – 36% dos atletas concordaram que, com tantos mortos e doentes, não é hora de falar em futebol. Ainda houve os que se sentem vulneráveis e os que gostariam de voltar a jogar, mas seriam impedidos pela família.

A pesquisa da Fenapaf também mediu o nível de confiança dos atletas nos seus clubes no que diz respeito à segurança sanitária oferecida por eles. A maioria (70%) disse acreditar na estrutura oferecida pelos clubes. Os outros 30% duvidam. Os números são próximos do principal resultado da pesquisa, que mostra 68% dos atletas favoráveis à volta dos campeonatos.

 Foto: Infoesporte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES