Piauiense Sarah Menezes fica em 5º lugar no Grand Slam

Sarah Menezes perdeu o bronze e ficou em 5º lugar.

A piauiense Sarah Menezes não conseguiu vencer na disputa pelo terceiro lugar no Grand Slam de Baku, realizado no Azerbaijão. A judoca, que estava na categoria ligeiro (48kg) e mudou para categoria até 52 kg, estreou com vitória contra Nazakat Azivova (AZE) por waza-ari, mas perdeu no final. 

Nas quartas, foi para o golden score com Karolina Pienkowska (POL), que acabou sofrendo a terceira punição. Mas na semifinal contra a romena Alexandra-Larisa Florian, foi Sarah quem teve três punições. Na disputa do bronze, acabou sendo projetada por Anja Stangar, da Eslovênia, logo no começo da luta e não conseguiu reverter o resultado, terminando na quinta colocação.

 Sarah Menezes não conseguiu vencer na disputa pelo terceiro lugar
Sarah Menezes não conseguiu vencer na disputa pelo terceiro lugar

A última disputa de medalha veio com Gilmara Prudêncio (57kg).  Ela passou por Gunel Bakirzada (AZE) na estreia por ippon, mas foi derrotada por Chen-Ling Lien (TPE) nas quartas-de-final. O ippon na repescagem contra Leyla Shahin (AZE) valeu a vaga na disputa de 3º lugar contra Julia Kowalczyk (POL). Mas a brasileira não conseguiu se impor ante a polonesa e acabou sofrendo o ippon.

O ouro ficou com Stefannie Koyama, de apenas 21 anos, que derrotou a sérvia Milica Nicolic. Ela conquistou o ouro no Grand Slam, a primeira medalha defendendo as cores do Brasil. Filha de mãe brasileira e pai japonês, a atleta nasceu na cidade de Gunma, no Japão, e chegou a disputar uma competição pela seleção japonesa.

Neste sábado (11), é a vez de Alex Pombo (73kg) e Eduardo Yudy Santos (81kg) lutarem a partir das seis da manhã, no horário de Brasília. As finais estão marcadas para começar às 10h.

A FIJ transmite a competição ao vivo no portal www.ippon.tv.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô