Piloto espanhola Maria de Villota perde olho direito em acidente

Piloto da Marussia bateu na traseira de caminhão de apoio da equipe e teve ferimentos no rosto e na cabeça

Seu estado é crítico, porém estável | BBC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A piloto espanhola Maria de Villota perdeu o olho direito em razão do grave acidente que sofreu durante testes da equipe de Fórmula 1, Marussia, nesta terça-feira, informa a escuderia. Durante testes de aerodinâmica no aeroporto de Duxford, no leste de Londres, o carro da espanhola acelerou repentinamente e bateu com força contra a traseira de um caminhão de transporte da equipe. Segundo o comunicado, o estado de Maria é crítico, mas estável.

- Estamos gratos pela atenção médica que Maria está recebendo, e sua família gostaria de agradecer às equipes de cirurgiões neurológicos e plásticos do hospital. Entretanto, é com grande tristeza que devo dizer que, devido às lesões que teve, Maria perdeu o olho direito - diz o chefe da equipe, John Booth, em comunicado em nome da Marussia e da família da espanhola.

Segundo testemunhas, a piloto bateu na traseira do caminhão que estava estacionado justamente para transportar seu carro e a plataforma colocada na parte traseira, que serve como um elevador, caiu sobre o cockpit. De Villota ficou desacordada, recebeu os primeiros socorros na pista e, em seguida, foi encaminhada, em estado grave, para o hospital de Addenbrooke, em Cambridge. Com ferimentos no crânio e na face, ela precisou ser colocada em coma induzido e foi submetida a procedimentos cirúrgicos na noite de terça e na manhã desta quarta.

De Villota, de 32 anos, foi convocada pela Marussia para realizar testes aerodinâmicos para o GP da Inglaterra, que acontece no próximo domingo, 8 de julho, em Silverstone. Aos 32 anos, ela ingressou na Fórmula 1 nesta temporada, como reserva dos pilotos Timo Glock e Charles Pic. Ela é filha do ex-piloto da categoria Emilio De Villota.

Confira o comunicado da equipe Marussia na íntegra:

A equipe cirúrgica do Hospital de Addenbrooke, em Cambridge, fez um longo procedimento para tratar as sérias lesões na cabeça e no rosto de Maria após o acidente. A operação começou na tarde de terça, e ela permaneceu na sala de cirurgia até a manhã desta quarta-feira. Maria permanence em condição crítica, porém estável.

John Booth, chefe da equipe Marussia, com o consentimento e ajuda da família de Maria, gostaria de conceder a seguinte atualização, que traz o máximo de detalhes possíveis neste momento:

"Maria deixou a sala de cirurgias do Hospital Addenbrooke nesta manhã, após uma longe operação para tratar as graves lesões na cabeça e no rosto que ela teve após o acidente no aeroporto de Duxford.

Estamos gratos pela atenção médica que Maria está recebendo, e sua família gostaria de agradecer às equipes de cirurgiões neurológicos e plásticos do hospital. Entretanto, é com grande tristeza que devo dizer que, devido às lesões que teve, Maria perdeu o olho direito.

Os cuidados com Maria e o bem-estar de sua família continuam sendo prioridade no momento. Os familiares estão no hospital, e estamos fazendo de tudo para ajudá-los.

Pedimos a paciência de todos e compreensão em relação às atualizações na condição de Maria. Nós iremos conceder novas informações quando for apropriado, e levendo em consideração a família dela.

Enquanto isso, gostariamos de aproveitar a oportunidade para elogiar os serviços de emergência do aeroporto de Duxford, que estavam de prontidão ontem, como manda o procedimento padrão dos testes da Fórmula 1.

No que diz respeito ao acidente, nós entramos em uma análise detalhada do que aconteceu, e este trabalho ainda continua.

Por fim, recebemos várias mensagens de apoio para Maria, sua família e a equipe, e eu gostaria de expressar nossa gratidão?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES