Pilotos aprovam o alto nível técnico do Enduro do Mel

Prova poderá fazer parte de

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Trilhas radicais e muita adrenalina marcaram o Enduro do Mel, que aconteceu neste final de semana na região de Picos, no Sul do Piauí. O Enduro do Mel valeu como 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasil Nordeste de Enduro, evento homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e valeu ainda como a 7ª etapa do Piauiense de Enduro da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), lembrando que no Piauiense não há a categoria Máster. O sábado foi de muita técnica e no domingo (11) não teve moleza também não. Para quem gosta de emoção, o trecho ‘Bola de Canhão‘ foi demais. Uma descida de quase dois quilômetros, com muitas pedras grandes e pequenas, algumas soltas, que se amontoam em meio à caatinga ressecada desta época do ano no Estado. O forte sol testou mais ainda a resistência física, técnica e emocional dos atletas. No final, todos elogiaram o alto nível da prova, que foi digno de campeonato brasileiro.

 Os organizadores do Enduro do Mel e os próprios pilotos participantes, cerca de 30, fizeram uma solicitação ao diretor Nacional de Enduro da CBM, presente ao evento, Alfredo Miranda, para que a prova venha a ser etapa do Brasileiro no próximo ano. Miranda afirmou que levará a solicitação à diretoria da entidade máxima do motociclismo brasileiro. O organizador do Enduro do Mel e diretor técnico da FMP, Zenardo Maia, disse que como em 2017 o Rally Piocerá não será etapa do nacional de enduro, surge uma vaga e uma possibilidade da prova ser etapa nacional.

 “Foram trilhas prazerosas para se pilotar. A Subida do Morcego, na etapa de abertura, apresentou alto grau de dificuldade”, disse o diretor de prova Erasmo Albano. No segundo dia, o grau de dificuldade foi menor em relação ao primeiro, porém, houve trechos que exigiam muita técnica. O piloto de Teresina Lucas Matos foi o campeão geral disparado, já que ele venceu tanto o primeiro como o segundo e último dia de prova, deixando a vice-liderança para o piloto de Piripiri Mário Fortes Rodrigues. Lucas disse que esta foi uma das melhores trilhas da temporada e do Campeonato Piauiense de Enduro, referindo-se à etapa de domingo. “O trecho teve 90% de veredas e pedras, muitas pedras. A trilha foi bem levantada e exigiu muita técnica dos pilotos”.

Lenilson Viana, categoria Máster no Brasil Nordeste, contou que fez uma prova dura, com pedras que exigiam grande esforço físico. “Minha corrente quebrou e tive que sair da prova”. Mas com o acúmulo do resultado do 1º e do 2º dia, Lenilson ainda levantou o troféu de terceiro colocado geral do evento da CBM, deixando Luiz Lobão, também de Teresina, na quarta colocação.

O cearense de Santa Quitéria, Herculo Onofre Jales, campeão do Brasil Nordeste na categoria Sênior, elogiou a prova e principalmente o percurso e se surpreendeu com o nível técnico. “Foram mais de quatro horas de prova em cima de pedras, no calor da região, aliado a exigência de uma navegação apurada, alto nível”.

Na categoria Júnior, o campeão do Brasil Nordeste de Enduro foi o piloto de Parnaíba Alex Marinho, seguido pelo piloto de Teresina Tafarel Guimarães, que está liderando o campeonato até aqui. Na categoria Novato, o campeão foi o piloto de Picos Flávio Costa Albano Ferreira, que venceu as duas etapas, seguido por Caio Cesar Melo, de Teresina. Na categoria Moto Rally, o campeão nas duas etapas foi Peter Ferreira e na segunda colocação Carlos Rodrigues Júnior, ambos de Teresina.

O presidente da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), Ehrlich Cordão, que acompanhou o evento afirmou que a entidade está cumprindo com eficiência e total respeito aos pilotos filiados suas etapas do Campeonato, fielmente. “Todas as provas foram de ótimo nível, em regiões e percursos diferenciados, o que trouxe um campeonato bastante empolgante. A nossa última prova será em 11 de dezembro, com o Enduro do Papai Noel”, disse Cordão.

RESULTADO GERAL – ACUMULADO DA 5ª E 6ª ETAPAS DO ENDURO DO MEL – CAMPEONATO BRASILEIRO NORDESTE DE ENDURO – CBM

Categoria Master

1º - Lucas Matos

2º - Mario Fortes Rodrigues

3º - Lenilson de Freitas Viana

4º - Luiz Lobão C Branco Filho

Categoria Sênior

1º - Hérculo Onofre Jales

2º - Magno Macel Batista de Souza

3º - Roberto Santos Ferreira Filho

4º - Lauro Rodolpho Soares Lopes

5º - Leonardo Rodrigues Costa

Categoria Junior

1º - Alex Marinho

2º - Tafarel Guimarães Araújo

3º - Gerson Monteiro Moraes

4º - Marcos Natanael Santos Rocha

5º - Marcos Vinicyus Feitosa Santos

Categoria Novato

1º - Flávio Costa Albano Ferreira

2º - Caio Cesar Sales Melo

3º - Rieli Meneses Ibiapina Coêlho

4º - Luís Carlos Teles de Medeiros

5º - Gilmar de Moura Rodrigues

Categoria Moto Rally

1º - Peter Ferreira

2º - Carlos Rodrigues Junior

3º - Leonardo Augusto Raulino Pereira

 

RESULTADO DA 7ª ETAPA DO CAMPEONATO PIAUIENSE DE ENDURO DE REGULARIDADE DA FMP – ENDURO DO MEL 

PROVA REALIZADA NO DOMINGO (11/09), EM PICOS-PI

Categoria Sênior

1º - Lucas Matos

2º - Mario Fortes Rodrigues

3º - Luiz Lobão C Branco Filho

4º - Lauro Rodolpho Soares Lopes

5º - Roberto Santos Ferreira Filho

Categoria Junior

1º - Alex Marinho

2º - Tafarel Guimarães Araújo

3º - Gerson Monteiro Moraes

4º - Marcos Vinicyus Feitosa Santos

5º - Marcos Natanael Santos Rocha

Categoria Novato

1º - Flávio Costa Albano Ferreira

2º - Caio Cesar Sales Melo

3º - Rieli Meneses Ibiapina Coêlho

4º - Gilmar de Moura Rodrigues

5º - Francisco Wênio Ribeiro

Categoria Moto Rally

1º - Peter Ferreira

2º - Carlos Rodrigues Junior

3º - Leonardo Augusto Raulino Pereira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES