Por que Jorge Jesus topou largar o Flamengo e voltar para o Benfica

Diretoria recusou ofertas de treinadores e confiava em permanência do Mister. Reunião neste sábado começa a traçar caminho para buscar sucessor

Jorge Jesus | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um intervalo de pouco menos de três horas na última sexta-feira (17), Jorge Jesus se reuniu com dirigentes do Flamengo, comunicou a decisão de deixar o clube, viu a carta anunciando sua saída da Gávea e foi confirmado como novo treinador do Benfica. A agilidade para trocar oficialmente de clube contrasta com uma novela que se arrastou por semanas. Motivos não faltaram para tanta reflexão do técnico português até o momento de selar seu futuro. As informações são do UOL.

LEIA MAIS: Jorge Jesus decide ir para o Benfica

Jorge Jesus no Ninho do Urubu - Foto: Marcelo Costa/Flamengo

Envolto em debates sobre uma possível saída do Rubro-negro desde dezembro de 2019, ainda em meio à disputa do Mundial de Clubes no Qatar, o "Mister" gostava de atrair os holofotes enquanto alternava entre o silêncio e esquivas sobre perguntas mais diretas sobre os próximos passos da carreira. Em um primeiro momento, nada mudou. 

Campeão da Libertadores, do Brasileiro e vice-mundial, ele seguiu no Flamengo na virada de 2019 para 2020. Em meio à pandemia do novo coronavírus, nova novela. Primeiramente, sem sustos, e com a renovação do contrato até meados de 2021. Pouco tempo depois, no entanto, tudo mudou. Cobrado pela família, diante de um cenário que enxergou como sendo de indefinição para o futuro do futebol brasileiro e com um caminhão de dinheiro lhe aguardando em sua terra para uma confortável reta final de carreira, Jesus bateu o martelo e deixou o Rio de Janeiro. 

Cobrança da família ainda em 2019 

O treinador "balançou" pela primeira vez ainda em 2019. Em setembro, enquanto começava a ser festejado pelo desempenho em campo no comando do Flamengo, o lado pessoal não vivia a melhor fase. A esposa, que não estabeleceu residência no Brasil, sentia sua falta em Portugal. Por alguns meses, o treinador contornou o caso. Porém, em meio à pandemia de 2020, quando regressou ao Rio, o tom subiu. Os familiares queriam o retorno a Portugal.

O técnico Jorge Jesus viu a distância para o país natal ficar ainda maior por conta do momento de isolamento. Sem poder ter os familiares mais perto e com maior frequência, o Mister já sinalizou que poderia ceder aos apelos das pessoas mais próximas. 

Sem as sonhadas grandes propostas europeias, Jesus ainda tentou enxergar argumentos para resistir. O Flamengo, por sua vez, sabia que a renovação passava por tudo isso. Em caso de convite do outro lado do oceano, o multi-campeão e badalado treinador poderia se despedir. 

Os convites dos grandes centros não chegavam, mas uma conversa de um amor antigo sim. Prometendo um salário que o Flamengo até sinalizou bancar mas recuou pela recessão na pandemia - na casa dos cinco milhões de euros anuais -, o Benfica surgia como porto-seguro para um retorno que o tranquilizaria e reataria os bons momentos com a família. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES