Por que o Fortaleza se tornou uma equipe tão difícil de ser vencida?

São Paulo conseguiu abrir 2 a 0 na noite passada, porém, o Leão reagiu e acabou empatando em 2 a 2 aos 47 minutos do segundo tempo.

Por que o Fortaleza se tornou uma equipe tão difícil de ser vencida? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por PVC - Globo Esporte

Hernán Crespo treinou muitas situações específicas para enfrentar o Fortaleza. Sabia que enfrentaria um adversário especial, para quem já havia perdido durante o Brasileirão. Trabalhou as bolas paradas, para evitar gols do time que mais marca assim no país -- nove gols de jogadas ensaiadas no campeonato, cinco de nove na Copa do Brasil.

Também treinou as inversões do lado da jogada, porque o Fortaleza joga com três zagueiros, mas balança os laterais e forma linha de quatro quando defende. As bolas viradas de um lado ao outro muitas vezes pega de surpresa o lateral oposto, com a jogada às suas costas.

Fortaleza empatou com São Paulo no jogo de ida da Copa do Brasil Foto: Paulo Pinto  

Foi assim que Daniel Alves quase marcou, numa bola enfiada por Benítez. Tem de saber balançar a defesa do Fortaleza para conseguir isto e não é simples, porque o time de Juan Pablo Vojvoda posiciona-se com perfeição quase sempre.

Mais impressionante é sua capacidade de avançar e pressionar a saída de bola dos adversários. Dos onze desarmes do Fortaleza no empate por 2 x 2 contra o São Paulo, nove foram no campo de ataque. Isto inclui o lance final, que resultou no gol de Romarinho aos 48 do segundo tempo.

Não é comum ver uma equipe roubar bolas no ataque do primeiro ao último minuto, como faz a equipe de Vojvoda. Há muita consciência tática do Fortaleza. Há quem entenda que esta agressividade é mérito de Vojvoda, mas com herança de Rogério Ceni, por ter deixado no clube a certeza de poder enfrentar qualquer rival de igual para igual.

Mas o treinador argentino produziu evolução tática. O 3-5-2 de Vojovda é particular, com marcação por zona e balanço dos laterais, para formar linhas de quatro, raramente de cinco defensores.

Não é fácil jogar contra o Fortaleza e não será surpresa se chegar à decisão da Copa do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES