Por unanimidade, Romário é eleito presidente da CPI do futebol

Ele disse que pretende convocar os ex-presidentes da CBF

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Romário (PSB-RJ) foi eleito na tarde desta terça, com a unanimidade de quatro votos, presidente da CPI que irá investigar a CBF e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa.

Romário afirmou que gostaria de ser o relator, mas o acordo dos maiores partidos - PMDB e PT - o destinou a presidência. Romário afirmou que a comissão pretende moralizar e abrir a caixa-preta do futebol.

Ele disse que pretende convocar os ex-presidentes da CBF Ricardo Teixeira e José Maria Marín - que está preso na Suíça - e também o atual mandatário, Marco Polo Del Nero. O senador disse que a CPI vai investigar enriquecimento ilícito na direção do futebol brasileiro e afirmou não ter dúvidas que os três (Teixeria, Nero e Marín) estão nessa relação.

— Tenho certeza que tem enriquecimento ilícito, o crime mais importante que vamos encontrar. Difícil dizer quem vai aparecer nessa relação, mas, esses três, estarão nessa lista — disse Romário.O presidente da CPI também anunciou que pretende quebrar os sigilos de dirigentes da CBF, de federações e de clubes.

— É o papel da CPI. Quando estiver finalizada, que, definitivamente, o brasileiro conheça as pessoas que já fazem mal ao futebol e os que continuam fazendo ao longo desses anos. E aqueles culpados que paguem por seus crimes e que o futebol brasileiro passe a ser honesto, moderno e que nos dê alegria dentro e fora de campo — disse Romário, que afirmou não ter dúvidas que a CBF tentará blindar a CPI.O relator Romero Jucá (PMDB-RR) pareceu mais preocupado em associar a CPI aos resultados de campo e que é preciso melhorar a estrutura do futebol.

Ele quer que a CPI seja propositiva.— É preciso retomar o futebol como paixão do povo brasileiro. Chega de 7 a 1, de Copa América (se referindo à desclassificação da seleção). A retaguarda está desorganizada — disse Jucá.O senador negou que tenha sido escolhido relator para blindar a CBF e porque um dos filhos do ex-presidente José Sarney (PMDB) - Fernando Sarney - é da direção da entidade.— Foi escolhido pelo líder Eunicio Oliveira (PMDB-CE) por ter relatado diversas matérias. Tenho experiência. Somando, dá para montar uma boa seleção e não perdermos de 7 a 1.PublicidadeAo ser questionado sobre investigar dirigentes da CBF ele afirmou:— A CPI vai investigar quem precisa ser investigado. Não vamos blindar ninguém. Não se pode é personalizar. Não será uma CPI contra A ou B.A CPI é composta por 11 integrantes e começará seus trabalhos em 4 de agosto e segue até outubro. Nessa reunião de escolha e votação do presidente e relator compareceram, além de Romário e Jucá, apenas os senadores Zezé Perrella (PDT-MG), Omar Aziz (PSD-AM) e Eunicio Oliveira (PMDB-CE).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES