Lusa pode pedir que julgamento do STJD que rebaixou clube seja anulado

O resultado do julgamento que condenou o meia Héverton a dois jogos de suspensão aconteceu no dia 6 de dezembro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos advogados que defende a Portuguesa no processo que pode levar o time à Série B do Campeonato Brasileiro, Felipe Ezabella reclamou que os auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não levaram em conta o Estatuto do Torcedor ao condenar o time pela escalação irregular do meia Héverton.

Mestre em Direito Desportivo e autor do livro "Estatuto do Torcedor: A Evolução dos Direitos do Consumidor do Esporte?, Gustavo Pires de Souza ratifica a queixa do advogado do clube paulista.

? O Estatuto do Torcedor estabelece que as decisões da Justiça Desportiva devem ser, em qualquer hipótese, motivadas e ter a mesma publicidade que as decisões dos tribunais federais, sob pena de nulidade. Logo, se as decisões dos tribunais federais tornam-se públicas com a publicação no Diário Oficial, a ausência da publicação conforme determinação legal pode levar à sua ilegalidade. Dessa forma, a Portuguesa pode alegar nulidade da decisão proferida pela Justiça Desportiva.

O resultado do julgamento que condenou o meia Héverton a dois jogos de suspensão aconteceu no dia 6 de dezembro, dois dias antes de ele ter entrado em campo contra o Grêmio. Mas a decisão só foi publicada no site da CBF no dia 9.

A Condenação de Héverton se deu por conta do artigo 114 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), mas Gustavo Pires de Souza diz que o STJD deve ampliar a sua análise ao julgar casos como esse.

? Apesar da praxe ser o STJD basear suas decisões no CBJD, a Justiça Desportiva pode e deve decidir baseando-se em Princípios Gerais do Direito e em leis aplicáveis ao caso concreto, como ocorre com o Estatuto do Torcedor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES