Presidente da Fifa propõe derrota automática para casos de racismo

A declaração foi feita neste sábado (20) através das redes sociais do dirigente, em resposta a um caso de racismo no mesmo dia

Presidente da Fifa propõe derrota automática para casos de racismo | Sports Media
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Gianni Infantino, presidente da FIFA, propôs a adoção da derrota automática para equipes cujos torcedores pratiquem atos racistas ou injúria racial. A declaração foi feita neste sábado (20) através das redes sociais do dirigente, em resposta a um caso de racismo no mesmo dia, durante a partida entre Udinese e Milan, válida pelo Campeonato Italiano. 

No jogo, o goleiro do Milan, Maignan, foi alvo de ofensas racistas, resultando na paralisação temporária da partida, com as equipes chegando a deixar o campo antes de retomar o jogo.

Infantino condenou  os comportamentos, considerando-os "totalmente condenáveis e inaceitáveis". O presidente da FIFA enfatizou a necessidade de punições mais severas diante de incidentes desse tipo.

"Além do processo de três etapas (partida interrompida, partida interrompida novamente e partida abandonada), é imperativo implementar a derrota automática para a equipe cujos torcedores praticaram o racismo, levando ao abandono do jogo. Além disso, proponho um banimento global de estádios e acusações criminais para aqueles envolvidos em atos racistas", afirmou Infantino.

Confira o comunicado na íntegra: 

Os acontecimentos que ocorreram em Udine e Sheffield no sábado são totalmente abomináveis e completamente inaceitáveis. Não há lugar para racismo ou qualquer forma de discriminação – tanto no futebol como na sociedade. Os jogadores afetados pelos acontecimentos de sábado têm meu total apoio.

Precisamos que todas as partes interessadas tomem medidas, começando pela educação nas escolas, para que as gerações futuras entendam que isso não faz parte do futebol ou da sociedade.

Além do processo de três etapas (partida interrompida, partida interrompida novamente e partida abandonada), nós temos que implementar a derrota automática para o time cujos torcedores cometeram racismo e causaram abandono da partida, bem como banimento mundial de estádios e acusações criminais para racistas.

A Fifa e o futebol mostram solidariedade total às vítimas do racismo e de qualquer forma de discriminação. De uma vez por todas: não ao racismo! Não a qualquer forma de discriminação!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES