Quenianos revelam a estratégia de equipe para dominar a São Silvestre

Soberanos na prova masculina, Kipsang, Rorir e Koech admitem ajuda mútua para ocupar as três primeiras posições do pódio na corrida desta terça-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O domínio dos quenianos na prova masculina da 89ª edição da São Silvestre, nesta terça-feira, foi avassalador. Além do bicampeão Edwin Kipsang, o país ainda levou a segunda e a terceira colocações, com Mark Rorir e Stanlei Koech, respectivamente. Os compatriotas montaram um esquema de colaboração mútua antes da corrida: aproveitando-se do idioma comum, traçaram uma estratégia para superar os rivais de outras nacionalidades.

? Fomos correndo e conversando um com o outro no percurso. Dizíamos: ?Você vai, você fica?. É só ir olhando onde estão os outros competidores e traçar estratégias a partir disso ? afirmou Kipsang, em entrevista coletiva após a São Silvestre.

Em alguns momentos da prova, a ?troca de favores? entre os quenianos foi visível, fosse compartilhando garrafas d?água ou conversando entre si. Para Rorir e Koech, ficar posições atrás do compatriota não é uma frustração. Muito pelo contrário: o fato de terem dominado o pódio masculino só prova que a ideia colaborativa é completamente válida.

? Faz uma grande diferença porque podemos falar na nossa língua. Isso dita o ritmo e ajuda a controlar os outros atletas que também estão na prova ? afirmou Koech.

? Estávamos correndo entre amigos. Isso ajuda. Vamos conversando e ajudando um ao outro. Fazemos parte de uma equipe que representa o Quênia ? emendou Rorir.

Entre os homens, Giovani dos Santos foi o único brasileiro a manter-se no pelotão principal durante os 15 km de percurso. Mas o jogo de equipe queniano ficou evidente o tempo todo, com três atletas do país africano se revezando na ponta. O mineiro até se arriscou em um sprint, mas não manteve o ritmo e viu Edwin Kipsang, vencedor da prova em 2012, arrancar na liderança. Com folga na ponta, ele completou o trajeto em 43m48s.

? O Kipsang e o Korir já competem comigo há muito tempo. Eu venho crescendo. Consegui fazer uma boa prova, estando com eles quase o tempo todo. Uma hora vou chegar ? avaliou Giovani.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES