Quinze anos após mortede Ayrton Senna, Brasil ainda busca campeão na Fórmula 1

Senna, campeão nas temporadas de 1988, 1990 e 1991, todas com a equipe McLaren, foi o terceiro brasileiro a conseguir um título mundial na F-1

Brasil ainda busca campeão na Fórmula 1 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A morte de Ayrton Senna, que completa 15 anos nesta sexta-feira, abriu uma lacuna no automobilismo brasileiro que até hoje não foi preenchida. Desde o dia 1º de maio de 1994, quando o tricampeão mundial de F-1 bateu sua Williams no GP de San Marino, o país tenta, sem sucesso, fazer um campeão na F-1 --no período, o Brasil conseguiu três vice-campeonatos.

Senna, campeão nas temporadas de 1988, 1990 e 1991, todas com a equipe McLaren, foi o terceiro brasileiro a conseguir um título mundial na F-1. Antes dele, Emerson Fittipaldi foi bicampeão (1972 e 1974) e Nelson Piquet foi tricampeão (1981, 1983 e 1987).

Os feitos de Fittipaldi e Piquet criaram expectativa no público brasileiro, que passou a acompanhar a F-1 com cada vez mais interesse. A transição da "era Piquet" para a "era Senna", aliás, contribuiu para que os fãs ficassem "mal-acostumados".

O último título de Piquet aconteceu um ano antes do primeiro de Senna. E Nelson se aposentou justamente no ano do último título de Ayrton.

Com a morte de Senna, os olhos se voltaram para Rubens Barrichello, então uma promessa brasileira. Apesar de ter tido uma carreira expressiva, inclusive com dois vice-campeonatos pela Ferrari (2002 e 2004), ele não obteve um título até hoje.

"Houve o peso. E não foi culpa do Ayrton ou do povo brasileiro. Eu tenho que assumir o erro de ter me comprometido... Nunca tinha ido a um velório, foi algo que me marcou. E eu, Rubens Barrichello, saí de lá comprometido. Não queria tomar o lugar de ninguém. Só queria dar ao público aquilo que eu sentia quando era torcedor. Mas soou a promessa. E soando a promessa, virou uma pressão", disse Barrichello à Folha em 2004, falando sobre a morte do ídolo.

Curiosamente, Barrichello, apontado há 15 anos como possível "sucessor" de Senna, aparece hoje, aos 36 anos, em sua 17ª temporada, mais uma vez como principal candidato nacional a conseguir um título mundial. Sua atual equipe, a Brawn GP, desponta como a melhor da temporada, e o brasileiro está em segundo lugar no Mundial, atrás apenas de seu companheiro de equipe, Jenson Button, que o superou nas quatro primeiras corridas do ano.

VICE DRAMÁTICO

Apesar da longevidade de Barrichello na F-1 --é o recordista de GPs disputados--, foi Felipe Massa, 28, quem mais chegou perto de recuperar um título para o Brasil. No ano passado, o piloto venceu seis corridas pela Ferrari e perdeu o campeonato por apenas um ponto para Lewis Hamilton, da McLaren.

O fim da temporada, marcado justamente para o GP Brasil, foi dramático. Massa, que precisava vencer para levar o título, cumpriu o seu papel e cruzou a linha de chegada quase como campeão. Mas Hamilton ultrapassou nos últimos metros o alemão Timo Glock, da Toyota, e conquistou a quinta posição, que lhe garantiu a taça.

Apesar do vice, Massa viu seu conceito crescer na F-1 por conta de uma temporada eficiente, em que sofreu com problemas mecânicos e de estratégia da sua Ferrari. O brasileiro também teve um desempenho bem superior ao do finlandês Kimi Raikkonen, seu parceiro de equipe, campeão em 2007.

O início em 2009, no entanto, foi bem diferente. Após diversas mudanças técnicas no regulamento, a Ferrari ficou para trás, e Massa não conseguiu pontuar em nenhuma das quatro corridas. Sem chegar nem perto dos primeiros colocados, o piloto ficou mais distante do título do que o próprio Barrichello.

HOMENAGENS

Em comum, Barrichello e Massa têm Ayrton Senna como ídolos. O primeiro, que surgiu como grande esperança brasileira logo após a morte do tricampeão, admitiu ter assumido o papel de sucessor de Senna.

Já Felipe Massa conseguiu, no ano passado, o feito de ser o primeiro brasileiro a assumir a liderança de um Mundial de F-1 desde Senna, em 1993. Na época, após vencer o GP da França, evitou as comparações com o ídolo.

"O Senna é o Senna. Um grande piloto e um exemplo para todos, mas não quero me comparar a ele. Claro que gostaria de conquistar coisas que ele conquistou, mas são épocas diferentes. O Senna fez coisas que hoje seriam impossíveis de se conseguir", disse.

Perto da decisão da temporada, Massa voltou a falar sobre Senna, em entrevista à Folha. "Sempre vai ter essa imagem de deus do automobilismo. É importante pra um país que tem tradição, mas você sempre vai estar abaixo do Senna. O Brasil é um país que cobra muito, mas sou brasileiro, corro pelo meu país", comentou.

SOBRINHO

Entre os sucessores de Senna, o mais simbólico é o seu próprio sobrinho, Bruno, filho de sua irmã, Viviane. O piloto de 26 anos, que quase estreou na F-1 no Mundial-2009, busca ingressar na categoria após ter sido vice-campeão da GP2 no ano passado.

"Toda a carreira do Ayrton teve uma influência muito grande na minha carreira, desde quando eu comecei a pensar em correr. O Ayrton sempre foi minha referência e acho que ele se tornar campeão mundial fez uma grande diferença em querer ser piloto", disse Bruno à Folha Online, em 2008.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES