Rafael Nadal bate Federer em 4h e conquista o Australian Open, seu sexto Grand Slam

Nadal executou 51 bolas vencedoras, bateu o ex-líder do ranking até em resistência física

Avalie a matéria:
Rafael Nadal conquista título | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rafael Nadal superou o cansaço, as dores musculares e voltou a superar Roger Federer, o maior de seus rivais, para conquistar, neste domingo, o título do Australian Open, após 4h22m de um jogo épico, repleto de lances espetaculares e variações.

Em um desempenho digno de número 1 do mundo, Nadal executou 51 bolas vencedoras, bateu o ex-líder do ranking até em resistência física e levou a melhor por 7/5, 3/6, 7/6(3), 3/6 e 6/2. O triunfo é seu sexto título de Grand Slam. Ele já tem na estante os troféus de Roland Garros (2005, 2006, 2007 e 2008) e Wimbledon (2008). O último dos grandes que lhe falta é o US Open.

A vitória de Nadal significou o adiamento do sonho de Federer, que pretendia conquistar seu 14º título de Grand Slam e igualar o recorde do americano Pete Sampras. A derrota o abalou, e o atual número 2 do mundo não conseguiu esconder a decepção na hora do discurso de agradecimento.

- Obrigado pelo apoio. Vocês são inacreditáveis - disse, antes de fazer uma longa pausa para segurar o choro e, só então, derramar lágrimas diante do estádio lotado.

Após uma breve interrupção para que Nadal recebesse o troféu, o suíço ganhou um abraço do espanhol, enxugou o rosto e voltou a pegar o microfone.

- Não quero ter a última palavra. Este cara merece. Rafa, parabéns. Você merece. Tudo de bom para o resto da temporada - desejou ao rival, que, meio sem jeito, retribuiu a gentileza.

- Desculpe por hoje. Você é um grande campeão.

A partida começou com uma quebra de saque de Nadal, cortesia de uma dupla falta e dois erros não-forçados do adversário. Federer, no entanto, já ditava os pontos. Colocado bem perto da linha de base e pegando a bola na subida, o suíço atacava até com seu backhand (esquerda), golpe normalmente explorado por Nadal. Em um longo segundo game, arriscando e forçando erros do espanhol, Federer devolveu a quebra e conseguiu a igualdade.

A tática voltou a compensar no sexto game, em que Federer encaixou três bolas vencedoras e quebrou o espanhol com uma devolução vencedora de direita. Em seguida, porém, Nadal deu o troco. Após duas passadas incríveis, uma de direita e outra de esquerda, o espanhol contou com uma dupla falta do adversário para voltar a igualar a situação.

O momento do jogo mudou e, a partir da segunda metade do set, Federer começou a errar mais. Três pontos ruins no 11º game (um voleio para fora, uma direita não-forçada que foi ao lado e uma subida à rede ruim) custaram o set para o suíço. Nadal conseguiu a quebra com uma passada de esquerda e, em seguida, sacou e fechou a parcial.

Nadal erra mais e dá chances

O segundo set começou mais equilibrado, mas os dois tenistas continuaram com dificuldade na hora de confirmar o serviço. Nadal salvou um break point no quarto game com um ace. No quinto, foi Federer quem bobeou. O suíço cometeu dois erros não-forçados seguidos e cedeu a quebra a Nadal.

Ao vencer semifinal e final em cinco sets no Australian Open, Nadal ficou em quadra por 9h36m. Ele teve menos de 48h de descanso entre os jogos

O número 1, porém, não conseguiu consolidar a vantagem. Da mesma maneira que o suíço - dois erros consecutivos -, permitiu que Federer recuperasse a igualdade. O vacilo mudou o jogo e, mais vibrante em quadra, o número 2 ganhou confiança e tomou conta da parcial.

No longo oitavo game, após Nadal salvar quatro break points, Federer subiu à rede e forçou o espanhol a arriscar. O número 1 mandou um backhand (direita) na rede e cedeu nova quebra. Com o saque, o suíço fez valer a vantagem e empatou a partida em 1 set a 1.

Federer perde seis set points, deixa set escapar

Com o jogo chegando perto da marca de 2h30m de duração, Nadal pediu a presença do fisioterapeuta após o sétimo game do terceiro set e recebeu massagem nas coxas e nas panturrilhas. Durante o atendimento, o espanhol reclamou de dores e afirmou que elas pioravam com o decorrer da partida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES