Raridade da lesão e ansiedade de Luis Fabiano levaram à cirurgia

Depois de dois meses em tratamento conservador, atacante do São Paulo foi operado na tarde de sexta

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cirurgia realizada na tarde desta sexta-feira na região de trás do joelho direito de Luis Fabiano gerou muita discussão por conta das idas e vindas de informações desde que o jogador foi contratado pelo São Paulo. Ao longo de dois meses, durante a recuperação, diversas datas foram estipuladas para a estreia do atacante e ele chegou a ser relacionado para o primeiro jogo contra o Avaí na Copa do Brasil, mas pouco depois teve sua participação cancelada.

Contra as especulações de que o tratamento que vinha sendo realizado estava errado, o médico da equipe, José Sanchez, explicou os motivos que levaram o departamento médico a decidir pela operação somente agora, mais de dois meses depois do surgimento da lesão. Um deles é simplesmente um princípio básico da medicina, de sempre optar primeiro pelo tratamento conservador - sem cirurgia - quando isso for possível.

Essa decisão pelo tratamento conservador foi tomada ainda no início de março, antes do anúncio da contratação, quando Luis Fabiano se machucou durante uma partida contra o Athletic Bilbao pelo Campeonato Espanhol. Mas Sanchez não questiona a escolha dos médicos espanhóis. ?Não temos crítica nenhuma à opção do Sevilla. Esses momentos são difíceis até para os médicos, e a gente sempre tem a tendência de poupar o atleta da cirurgia?, disse.

Outro aspecto fundamental para o ?adiamento? foi a raridade da lesão (veja explicação abaixo). Sanchez reconheceu que em 26 anos no São Paulo, nunca teve de lidar com um caso idêntico. Por isso, a situação do jogador não foi avaliada apenas por profissionais do clube. Muitos outros especialistas foram ouvidos, além de vários exames realizados, como quatro ressonâncias e três ultrassons.

?Conversei com vários colegas e a gente vê que essa lesão não é grave, mas é muito rara. É um tendão que normalmente é retirado como enxerto para substituir o cruzado em cirurgias no joelho?, explicou. Aliás, mais uma fez o médico são-paulino fez questão de registrar: a lesão de Luis Fabiano nada tem a ver com a articulação do joelho. Por isso, ?não existe preocupação com os aspectos funcionais?.

Por fim, a opinião de Luis Fabiano também pesou. Incomodado com a demora em voltar a jogar, o próprio jogador solicitou aos médicos uma alternativa ao tratamento que estava em andamento, mas que já havia chegado ao limite. ?Ele está muito chateado, incomodado por não poder ficar à disposição. A gente teve que ouvi-lo e ele queria uma solução mais rápida. O Luis tem uma vida profissional longa pela frente, nunca foi operado de nada e queríamos preservar, mas agora temos que operar, porque está comprometendo a carreira dele?.

José Sanchez precisou usar ilustrações médicas para explicar a cirurgia aos jornalistas

A complexidade da lesão de Luis Fabiano já gerou uma série de mal entendidos, principalmente na imprensa, que incomodaram muito José Sanchez. Por isso, ao confirmar a cirurgia, o médico se dispôs a ficar por mais de uma hora explicando aos jornalistas como seria o procedimento, realizado no Hcor sob responsabilidade de Renê Abdala.

A lesão é basicamente a ruptura de um tendão localizado na parte de trás do joelho. Porém, um tendão ?que pode facilmente ser substituído pelas outras estruturas existentes na coxa? e, por isso, a ruptura não deveria causar grandes problemas. O que ocorreu é que uma das partes rompidas se ?adaptou? sem problemas ao organismo, enquanto a outra aderiu ao músculo semitendíneo e criou uma fibrose (ferida) na ponta. Essa fibrose tem pequenos sangramentos dependendo do movimento realizado e é isso que provoca as dores.

A solução, portanto, passou pela retirada da ponta desse tendão, uma limpeza cirúrgica da fibrose e a ?ligação do músculo semitendíneo com o músculo semimembranoso (ambos eram separados pelo tendão rompido). Após a cirurgia, Renê Abdala disse ter ?solucionado? a lesão e que agora a volta dependerá da evolução diária do jogador. A expectativa é de que ele passe duas semanas andando de muletas e que somente em 20 dias seja divulgada uma expectativa pela tão aguardada estreia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES