Real Madrid vence o Barcelona no sábado e fica mais perto do título

Este foi o primeiro triunfo merengue na casa do inimigo desde a temporada 2007-08

Avalie a matéria:
Cristiano Ronaldo comemora: português decidiu, e Messi pouco apareceu | Josep Lago/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Real Madrid está com a mão na taça. Fora de casa, em pleno Camp Nou, o time merengue bateu o rival Barcelona por 2 a 1 neste sábado e praticamente garantiu o título do Espanhol. Com sete pontos à frente do rival, a equipe de José Mourinho terá quatro rodadas para confirmar o primeiro lugar.

Özil e Cristiano Ronaldo ? esbanjando marra, melhor em campo ? marcaram para o Real, enquanto Alexis Sanchez fez para o Barcelona. Este foi o primeiro triunfo merengue na casa do inimigo desde a temporada 2007-08. De quebra, CR7 passou Messi na artilharia: 42 a 41.

Essa é a primeira vez desde maio de 2009 (contra Osasuña e Mallorca) que o Barcelona perde duas vezes seguidas. A má fase chegou em uma péssima hora. Após praticamente ficar fora do Espanhol, os culés recebem o Chelsea pela segunda perna da semifinal da Liga dos Campeões.

Do lado do Real Madrid, a vitória coloca o time a duas vitórias do título espanhol (o primeiro desde 2008) e deixa a equipe de Mourinho cheia de moral para a visita do Bayern de Munique no meio da semana, também pelas semifinais da Champions.

Primeiro tempo

Após o triunfo do Chelsea no meio de semana, era esperado que o Real tivesse o mesmo approach: esperar o Barça no seu próprio campo e tentar a sorte nos contra-ataques.

No entanto, o que se viu foram diversos merengues pressionando a saída de bola do time da casa e lutando por cada bola, dificultando - e muito - o toque de bola dos culés, talvez sua maior vantagem. Com mais vontade que o adversário, o Real acabou tendo as melhores oportunidades, ainda que o Barcelona tenha se mantido com a posse de bola na maior parte do primeiro tempo.

Aos 4, Cristiano Ronaldo, de cabeça, quase surpreendeu Valdés, que fez bela defesa. Doze minutos depois, o Real, que surpreendeu o Barça com sua postura, abriu o placar, em bom retrato do que foi a etapa inicial. Cruzamento para os visitantes, cabeçada de Pepe e bela defesa de Valdés. No rebote, Khedira brigou com Puyol e levou a melhor, abrindo o placar.

Com o gol, o Barcelona acordou e finalmente colocou a bola no chão, passando ater chances de gol. Aos 26, Messi deu lindo passe para Iniesta que, atipicamente, errou o alvo. A partida ficou bastante disputada, com os incansáveis merengues pressionando a posse de bola do Barcelona desde a grande área adversária e os donos da casa mantiveram o domínio territorial, mas sem muitas chances.

Segundo tempo

A entrega merengue teve preço. No segundo tempo, cansados de cercar o Barcelona em cada centímetro do gramado, o Real Madrid acabou permitindo que o rival entrasse no jogo e passasse a pressionar.

Em péssima noite de Tello, porém, as grandes oportunidades caíram justamente nos pés do jovem jogador. Em belo passe de Thiago Alcântara, o garoto da La Masia desperdiçou a grande chance do Barça no jogo. No entanto, Guardiola refez o erro de deixar Alexis Sánchez no banco ao colocar o chileno em campo aos 23 minutos.

Um minuto depois, o ex-jogador da Udinese empatou o jogo em lance fortuito. Após mais um erro de Tello, a bola sobrou para Alexis, que fez explodir o Camp Nou e impedindo a quebra de uma grande escrita, já que desde 2008 (contra Wisla e Numancia) não passava dois jogos seguidos sem marcar um gol.

Outra escrita que acabou sendo quebrada foi a sequência de duas derrotas. Três minutos após o empate, Cristiano Ronaldo finalmente entrou em cena e marcou o gol da vitória, superando também Messi, tanto em campo quanto na tabela de artilharia. Agora o português tem 42 gols contra 41 do argentino. O camisa 7 contou com grande assistência de Özil, um dos destaques merengues.

Atordoado, o Barça ainda permitiu que o terceiro fosse marcado. Não fosse o egoísmo de Benzema, que no quatro contra dois preferiu chutar, o placar seria ainda mais elástico. Nos acréscimos, Ronaldo perdeu um gol, mas essa chance perdida só deverá fazer a diferença na tabela de artilheiros.

FICHA TÉCNICA

BARCELONA (1)

Valdés, Alves, Mascherano, Puyol e Adriano (Pedro); Busquets, Xavi (Sánchez) e Thiago; Iniesta, Messi e Tello (Fàbregas) Técnico: Pep Guardiola

REAL MADRID (2)

Casillas, Arbeloa, Pepe, Sergio Ramos e Coentrão; Khedira, Xabi Alonso e Özil (Callejón); Ronaldo, Di María (Granero); Benzema (Higuaín) Técnico: José Mourinho

Gols: Khedira (16" do 1º tempo) e Cristiano Ronaldo (27" do 2º tempo); Sánchez (24" do 2º tempo)

Local: Camp Nou, Barcelona (ESP)

Data/hora: 21/4/2012 - 15h (de Brasília)

Árbitro: Alberto Undiano (ESP)

Cartões amarelos: Busquets, Mascherano (BCN); Pepe, Xabi Alonso, Granero, Özil (RMA)

Cartões vermelhos:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES