Minotauro sobre luta contra Fran Mir: “Confio na minha mão”

Rodrigo Minotauro enfrenta Frank Mir no co-evento principal do UFC 140, em Toronto, no Canadá, na noite deste sábado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 27 de dezembro de 2008, Rodrigo Minotauro teve uma performance aquém do esperado e foi derrotado por nocaute, de forma surpreendente, pelo americano Frank Mir, que lhe tirou o cinturão interino do UFC. O combate, válido pela edição número 92 do evento, era o encontro entre os dois treinadores da oitava temporada do reality show "The Ultimate Fighter", que dá aos vencedores um contrato com a maior organização de MMA do mundo. Quase três anos depois, o brasileiro terá a chance de ir à forra. Neste sábado, no UFC 140, no Canadá, ele volta a enfrentar o seu carrasco, mas com pouco em comum com o lutador que entrou no octógono naquela ocasião. Aos 35 anos, Minotauro está mais forte, mais ágil e, principalmente, mais confiante. Recuperado de duas cirurgias no quadril e vindo de vitória sobre Brendan Schaub no UFC Rio, em agosto, ele espera consolidar seu retorno ao topo do MMA nesta revanche:

- É um clima total de revanche. Evoluí muito de lá para cá. Ele evoluiu muito também, fez grandes lutas, perdeu uma para o Brock Lesnar (no UFC 100), mas ganhou de outros grandes nomes. Eu melhorei minha trocação, ele também melhorou sua parte em pé. E estamos aí de novo, estou melhor das contusões. Isso nao é desculpa, ele foi melhor naquela noite, foi mais explosivo, e justamente por isso estou treinando essa parte de agilidade e explosão, para conseguir ganhar dele na parte do gás, na parte física, que acho que tenho mais. Confio no meu chão, no meu boxe. Estou treinando com o professor Erivan Conceição, um canhoto campeão brasileiro e sul-americano de boxe, e ele está deixando minha mão bem afiada. Estou preparado. Confio na minha mão, no meu jiu-jítsu e no meu treinamento. Estou indo para ganhar - disse, em entrevista ao SPORTV.COM.

Esta será a sexta vez que Minotauro vai lutar no mesmo card que o irmão gêmeo, Rogério Minotouro, e a primeira no UFC - as outras foram no extinto evento japonês "Pride". O peso-pesado afirmou que a adrenalina é grande e que se sente "como se fosse lutar duas vezes na mesma noite". Ele conta com o apoio dos canadenses, que "não gostam dos americanos":

- O canadense gosta de mim. Toda vez que a gente coloca coisas no Twitter o público canadense é o que responde mais em inglês. A gente dá seminários lá. É o segundo país que segue mais a gente, depois do Japão. O canadense gosta muito de mim e do meu irmão. Ele segue a história do MMA, e a gente está com 11 anos de carreira, por isso ele vai torcer para nós. Um americano lutar no Canadá é que nem argentino lutar no Brasil, eles não se dão muito bem.

Na época do Pride, Minotauro costumava vencer a grande maioria de suas lutas por finalização. No UFC, no entanto, o brasileiro passou a ficar mais em pé, buscando o nocaute, como na estratégia já traçada para o duelo com Mir. Segundo ele, isso em nada tem a ver com os problemas que teve no quadril, bastante exigido quando a luta vai para o chão. É apenas uma questão de adaptação:

- O atleta americano treina muito wrestling (luta olímpica), então é dificil botar o cara para o chão. Ele também treina muito jiu-jítsu, sabe como escapar, tem o antijogo. É mais difícil de segurar o atleta no chão. A luta pede mais trocação em pé, e estou com mais experiência nisso, mais confiante, gosto de arriscar um pouco em pé também.

Minotauro já disse diversas vezes que não lutaria com Junior Cigano, o atual campeão peso-pesado do evento. Os dois, além de parceiros de treino, são muito próximos. "Big Nog", inclusive, reconhece que tem participação do sucesso do amigo. E revela qual passa a ser, então, o seu objetivo dentro do UFC:

- Eu quero continuar ganhando minhas lutas. Acho que é um momento muito bom para o MMA no Brasil. O MMA vem depois do futebol, que é uma religião. Vou tentar ganhar minhas lutas, continuar lutando para o público brasileiro, educando as pessoas para entender o esporte. Existe muita gente apaixonada por isso. Eu sou apaixonado pelo que faço, então quero dar o meu melhor e continuar nas cabeças da categoria. Quero estar sempre entre os três melhores.

Rodrigo Minotauro enfrenta Frank Mir no co-evento principal do UFC 140, em Toronto, no Canadá, na noite deste sábado. O evento também terá as lutas entre o atual campeão dos meio-pesados, Jon Jones, e Lyoto Machida, e entre Rogério Minotouro e Tito Ortiz. O canal Combate transmite tudo ao vivo, a partir das 20h50m (Brasília), e o SPORTV.COM acompanha em Tempo Real.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES