Red Bull domina, Vettel vence e adia definição para Abu Dhabi

Sebastian Vettel adiou a definição do campeão da temporada 2010 da Fórmula 1

GP do Brasil | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sebastian Vettel adiou a definição do campeão da temporada 2010 da Fórmula 1 para a última corrida do ano. Com uma performance absolutamente tranquila ao longo de 71 voltas, o alemão da Red Bull venceu o GP do Brasil neste domingo, no Autódromo de Interlagos, e embolou ainda mais a classificação do Mundial de pilotos.

Vettel assumiu a primeira colocação logo na largada e cruzou a linha de chegada à frente de Mark Webber e Fernando Alonso, os três grandes postulantes à coroa de 2010. Assim, o trio parte para o GP dos Emirados Árabes Unidos, no próximo final de semana, com chances de garantir o campeonato em Abu Dhabi.

Com a vitória em São Paulo, Vettel chegou aos 231 pontos, contra 246 de Alonso e 238 de Webber. O espanhol da Ferrari segue dependendo apenas de si para ser tricampeão, já que uma vitória na próxima corrida assegura matematicamente seu título. Porém, agora contará ainda mais com o encalço da dupla da Red Bull. Lewis Hamilton, com 222, tem possibilidades remotas de bicampeonato.

A dobradinha da Red Bull ainda valeu à equipe o título do Mundial de construtores. A escuderia austríaca chegou aos 469 pontos na temporada, contra 421 da McLaren. Os ingleses podem somar no máximo 43 pontos em na próxima prova, o que os levaria aos 464 pontos. A Ferrari tem 389 pontos.

Os brasileiros, por sua vez, fizeram corridas discretas em São Paulo e nem sequer somaram pontos. Rubens Barrichello (14º), Felipe Massa (15º), Bruno Senna (21º) e Lucas di Grassi (23º) terminaram longe da zona de pontuação. De quebra, Di Grassi ainda teve problemas com sua Virgin e terminou apenas à frente de Vitantonio Liuzzi, que abandonou após uma batida.

Logo na largada, Vettel forçou para cima de Nico Hulkenberg e assumiu a primeira colocação no S do Senna. O alemão da Williams bem que tentou se segurar, mas perdeu também a segunda colocação ainda na primeira volta para Mark Webber, que forçou o parceiro de Rubens Barrichello ao erro.

Mais atrás, Fernando Alonso apertava Lewis Hamilton e assumia o quarto lugar na terceira volta. À sua frente, Hulkenberg segurava sua terceira posição, enquanto a dupla da Red Bull abria mais frente - em cinco voltas, Vettel tinha 6s624 para Alonso. Rubens Barrichello era sétimo, à frente de Felipe Massa.

Na sétima volta, já a 7 segundos de Mark Webber, Hulkenberg finalmente cedeu o terceiro lugar para o espanhol da Ferrari. "Foi lindo", comentou o engenheiro de Alonso pelo rádio da equipe. O pole position, em quarto, passou a ser pressionado por Hamilton, mas a falta de aderência complicou a situação do inglês.

Na 12ª volta, Jenson Button parou nos boxes para trocar seus pneus, caindo de 13º para 18º e apostando na estratégia para brigar com líderes. Na volta seguinte, parou Felipe Massa, que era oitavo e voltou em 17º - porém, perdeu uma posição para o próprio Button no retorno. Mais tarde, parou Rubens Barrichello e o próprio Massa, que voltou aos boxes e atestou problemas na primeira parada. O ferrarista apontou o pneu dianteiro direito, que foi imediatamente arrumado pelos mecânicos.

Com altas temperaturas, Nico Hulkenberg parou na volta 15, retornando apenas no 14º lugar. O fim de semana de brilho do alemão da Williams acabava ali.

Enquanto Vettel e Webber encaravam o tráfego, Hamilton parava na volta 21, caindo de quarto para sexto. Depois, na 25, foi Alonso quem foi aos boxes, mantendo o terceiro posto à frente de Nico Rosberg. Na 26ª, foi Vettel quem passou pelos boxes. Webber, então líder, parou na volta seguinte, mas retornou para o segundo lugar atrás de seu companheiro alemão.

Mesmo atrás de Vettel, o australiano garantiu a melhor marca da corrida na 33ª volta: 1min15s647. Mais atrás, na volta 35, Rubens Barrichello - então o 14º colocado - furou seu pneu dianteiro esquerdo ao se tocar com Jaime Alguersuari em briga pelo 13º posto. O brasileiro voltou em 18º, três lugares atrás de Massa.

E em uma corrida ruim para os brasileiros, Lucas di Grassi ameaçou abandonar na volta 44 - o piloto da Virgin, estreante em Interlagos, chegou a descer do carro nos boxes, mas voltou à pista em último.

Quando a corrida parecia monótona para Vettel e Webber, que tinham apenas que lidar com o tráfego, Vitantonio Liuzzi bateu no S do Senna, obrigando o safety car a entrar na pista na 52ª volta. Quando saiu, Vettel conseguiu se manter à frente de Webber, mas Alonso estava a apenas 3 segundos do australiano. A partir daí, a dupla da Red Bull dependia da ajuda do tráfego.

Lá atrás, na volta 60, Massa tentou superar Buemi para ganhar a 12ª posição, mas esbarrou na Toro Rosso do suíço e escapou da pista, perdendo terreno no pelotão intermediário. O brasileiro ainda partiu para cima de Vitaly Petrov para ganhar o 15º lugar, mas Vettel, soberano, não sofria mais a ameaça de Webber e Alonso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES