Renault confirma saída de Briatore após caso Piquet

A saída dos dois pivôs do escândalo da suposta armação de resultado foi anunciada em um breve comunicado oficial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acusados pelo piloto brasileiro Nelsinho Piquet de orientá-lo a sofrer um acidente no GP de Cingapura do ano passado para beneficiar o espanhol Fernando Alonso, o chefe da Renault, Flavio Briatore, e o engenheiro chefe, Pat Symonds, foram demitidos nesta quarta-feira da escuderia francesa de F-1.

A saída dos dois pivôs do escândalo da suposta armação de resultado foi anunciada em um breve comunicado oficial publicado pelo time em seu site oficial. Nelsinho, o terceiro protagonista da história, já havia sido dispensado por Briatore durante a atual temporada.

Com a demissão da dupla que comandava a Renault, a escuderia não irá contestar as acusações na reunião extraordinária do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), no próximo dia 21.

Recentemente, o próprio Nelsinho e seu pai, o tricampeão mundial Nelson Piquet, disseram em depoimento à FIA que o acidente foi premeditado por Briatore e por Symonds, para favorecer o outro piloto do time, Fernando Alonso, que venceu a prova.

Segundo o depoimento, Nelsinho foi orientado por Symonds a bater entre as voltas 13 e 14 da prova, na curva 17, um local que obrigaria a entrada do safety car na pista. A entrada do carro de segurança naquele momento acabou permitindo a Alonso assumir a liderança da prova e conquistar uma surpreendente vitória.

A versão de Nelsinho é contestada por Briatore, que entrou na Justiça contra o piloto e seu pai. O dirigente italiano acusa os integrantes da família Piquet de falsas denúncias e tentativa de chantagem.

O tricampeão mundial de F-1 e seu filho trocaram farpas com Briatore na última semana, envolvendo até ataques pessoais.

O detentor dos direitos comerciais da F-1, Bernie Ecclestone, disse que conversou com Nelson Piquet e afirmou que este quer "complicar" Briatore. "Nelson me disse que fará tudo o que puder para destruir Briatore", disse Ecclestone.

Em seu depoimento, Nelsinho citou apenas os nomes de Briatore e Symonds como pessoas que sabiam da armação. Mas, segundo o jornal catalão "Sport", Nelson Piquet apresentou uma versão diferente à FIA.

O tricampeão mundial acusou Alonso de também saber do pedido dos chefes da equipe a Nelsinho. O espanhol negou conhecer a suposta armação.

"Fernando sabia de tudo. Alonso não poderia ignorar esse fato. Se ele era o 15º [na largada] em um circuito urbano, não tem sentido sair com pouca gasolina. Ele poderia ultrapassar, no máximo, três carros. Depois, parou [nos boxes] e ficou em último. É uma estratégia sem sentido", disse Piquet, segundo o "Sport".

Por ter delatado o caso à FIA, Nelsinho não será punido pela entidade que controla o automobilismo mundial. A mesma oferta foi feita posteriormente a Symonds, que em seu depoimento à entidade deixou de responder várias questões.

A Renault não revelou quem irá substituir Flavio Briatore no comando da escuderia. Segundo a revista alemã "Auto, Motor und Sport", o tetracampeão Alain Prost já foi convidado pela montadora para assumir o cargo.

O francês está afastado do paddock da categoria desde 2001, quando sua equipe, a Prost Grand Prix, fechou as portas deixando um controverso rastro de dívidas.

De acordo com a mesma publicação, o inglês David Richards, que dirigiu entre 1997 e 1998 a Benetton (o time virou Renault em 2002) e a BAR de 2001 e 2004, seria a segunda opção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES