Reunião do IFAB irá discutir sobre marcações de pênaltis

Reflexão do jornal espanhol El Pais sobre pênalti a favor do Valencia vale para os lances contra o Botafogo nos jogos com o Bahia e com o Bragantino

Avalie a matéria:
O mesmo vale para o Botafogo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma reunião do International Board (IFAB) discutirá na próxima segunda-feira (23) as últimas recomendações para marcações de pênaltis em toques de mão. A Federação Inglesa, primeiramente, depois da UEFA e diversas federações europeias pediram a retirada da recomendação atual e o retorno da antiga. Em vez da longa apostila com detalhes específicos sobre o uso das mãos -- ampliar o volume do corpo, por exemplo -- a Europa deseja a velha e boa regra que todo mundo conhecia: teve ou não a intenção?

Por mais subjetivo que seja este conceito, valeu da criação das regras em 1863 até hoje. Por 160 anos, prevaleceu o bom senso. O futebol é um jogo concebido pelo fair play e tem um árbitro escalado para interpretar os lances que a regra determina como... interpretativos. Informações do site GloboEsportes.com

O mesmo vale para o Botafogo

A reunião do dia 23 deve aprovar uma pauta a ser discutida e aprovada em fevereiro de 2021 e fazer a velha regra voltar.

Com base nisto, o jornal espanhol El Pais escreveu sobre recente pênalti marcado para o Valencia contra o Real Madrid: "Penal de Lucas Vásquez será marcado daqui a um ano?" A pergunta no título deu lugar à reflexão no texto. A jogada não era pênalti há dois anos e não será daqui a doze meses.

O mesmo vale para o Botafogo. Por mais que se discutam e que sejam até considerados erros os pênaltis marcados para o Bahia e para o Bragantino, ainda que só sejam possíveis pela atual regra, o Botafogo pode ser rebaixado com interpretações (certas ou erradas) que não existiriam há dois anos e que serão impossíveis daqui a um ano.

Já é quase certo que a regra velha vai voltar.

Mas, até lá, vai fazer vítimas. O Botafogo pode ser uma delas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES