Ricardo Gomes completa 1 ano no São Paulo

Treinador acha que time não merecia perder o Brasileiro de 2009, fala sobre as vaias

Avalie a matéria:
Treinador completa um ano pelo São Paulo | Gaspar Nobrega
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há um ano, o São Paulo resolveu iniciar uma nova etapa na sua história. Após três anos e meio e três títulos brasileiros, em 21 de junho de 2009 chegava ao fim a era Muricy Ramalho, que não resistiu ao fiasco da equipe na Taça Libertadores da América e acabou demitido. Dias depois, para surpresa de muitos torcedores, o alvo escolhido pela diretoria foi Ricardo Gomes, que até então havia trabalhado muito pouco em solo brasileiro. A desconfiança foi enorme no início.

Quando esse carioca de 45 anos chegou, o momento não poderia ser pior. O São Paulo, na alça de mira de sua torcida, fazia fraca campanha no Campeonato Brasileiro. No início de seu trabalho, após duas derrotas consecutivas, para Coritiba e Atlético-MG, o time chegou a ficar apenas um posto à frente da zona de rebaixamento. Antes do primeiro turno, veio o que poucos acreditavam e, com uma reação espantosa e oito vitórias consecutivas, o Tricolor subiu rumo às primeiras colocações da tabela de classificação.

O tempo passou e o São Paulo brigou pelo título do Campeonato Brasileiro, perdido na última rodada para o Flamengo. Veio 2010 e o treinador, prestigiado, comandou uma profunda reformulação. No total, chegaram 13 reforços. Com longa experiência no exterior, Ricardo tentou fazer no Brasil o que é muito comum na Europa e promoveu o rodízio de jogadores. Os resultados não foram bons, as críticas cresceram e alguns, mais afoitos, queriam até a demissão do comandante.

Ricardo manteve sua postura e, quando achou que o nível físico dos atletas estava dentro do planejado, escolheu seus onze eleitos. Dentro de campo, o time cresceu e, com méritos, chegou à semifinal da Taça Libertadores da América.

Apesar da ótima performance da equipe no último Campeonato Brasileiro e da vaga garantida na semifinal do torneio sul-americano, o aproveitamento de Ricardo Gomes é o segundo pior entre os últimos cinco treinadores que passaram pelo clube do Morumbi. Ele fica atrás de Emerson Leão, Muricy Ramalho e Cuca, à frente apenas de Paulo Autuori que, no entanto, conquistou os títulos mais importantes da equipe na década, que foram a Libertadores e o Mundial de Clubes da Fifa de 2005.

Na semana em que completa um ano de Tricolor, o treinador fez uma avaliação do seu trabalho e disse que recebeu propostas para deixar o Tricolor, mas pretende continuar no clube. E prometeu fazer de tudo para que o time conquiste o tetracampeonato da Taça Libertadores da América.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES