Rio 2016: Empresa que fornece camisinhas é investigada por fraude

De acordo com as investigações, nome usado pela empresa é fantasia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A empresa contratada pelo Rio 2016 para distribuir camisinhas e lubrificantes íntimos na Vila Olímpica é investigada pela Polícia Federal nos inquéritos que apuram fraudes de mais de R$ 30 milhões em convênios do Ministério do Esporte, com confederações esportivas. O dono da empresa já prestou depoimento e negou participação, alegando ser vítima do esquema. O inquérito ainda não está encerrado.

A Social & Soluções, pertencente a Higor do Amaral Leite, foi a empresa escolhida pelo comitê para a distribuição dos preservativos. Serão 450 mil camisinhas ao longo de toda a competição, um recorde na história dos Jogos.

De acordo com as investigações, o nome usado pela empresa é fantasia. Em registros, ela aparece como Carioca Promo Consultoria LTDA. No inquérito, ela aparece como tendo participado de fraudes em licitações juntamente com a empresa SB Promoções, vencedora de diversos convênios do Ministério do Esporte nos últimos anos. 

A empresa das camisinhas, segundo as investigações, entrava na concorrência apenas de fachada, após combinação de preços com a SB que vencia as disputas. São mais de 15 contratos fraudados dessa forma, com a participação de ambas e uma terceira empresa, em entidades como a Confederações de Tiro com Arco, Esgrima, Tiro Esportivo, Taekwondo, Vôlei Paralímpico, entre outras associações.

O dono da empresa considerada cabeça da fraude é Sérgio Borges, ex-diretor da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Ele foi patrão de Higor em 2008 e parceiro do negócio de distribuição de camisinhas no início da empresa. Depois, apenas Higor continuou tocando o projeto, como contou o próprio em depoimento à Polícia.

No depoimento prestado à PF, o publicitário afirmou que nunca entrou em licitações com confederações esportivas e afirmou que sua assinatura, presente nos processos licitatórios, foram falsificadas. Segundo Higor, sua empresa foi usada indevidamente. Ele alega ser vítima do esquema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES