Rio precisará de 100 mil novos profissionais até 2016

Só em Turismo e serviços, Rio vai precisar de aproximadamente 100 mil novos profissionais até 2016.

Faltam 100 mil profissionais no setor de Turismo e serviços no Rio para as Olimpíadas de 2016 | Restaraunter.blogspot
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A proximidade da Copa e dos Jogos Olímpicos está aumentando o fluxo de turistas na cidade. Este ano são esperados 5,5 milhões de visitantes, 10% a mais que no ano passado, de acordo com a Embratur. Um dos maiores desafios é capacitar os profissionais da área para atender a demanda crescente do setor.

?Com o crescimento acelerado da economia brasileira, há escassez de mão de obra em todos os setores, na hotelaria não seria diferente?, explica Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) no Rio. ?A demanda por profissionais qualificados está aumentando no Rio. Vamos precisar de gente que esteja preparada para lidar com os turistas?.

Segundo dados do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), hoje há mais de 16 mil profissionais de hotelaria formalmente empregados. Só para os 17 novos hotéis que estão previstos para os próximos anos serão criados nove mil novos empregos. O segmento de alimentação emprega hoje pouco mais 100 mil pessoas e vai precisar dobrar a força de trabalho até 2016. ?A gastronomia e a hotelaria são setores de inclusão?, explica Pedro de Lamare, presidente do SindRio. ?Cerca de 20% da nossa força de trabalho está no seu primeiro emprego. É necessário montar projetos de qualificação para estes jovens.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES