Rio supera Tóquio e passa a ser favorito aos Jogos de 2016

Chicago pula para segundo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rio de Janeiro superou Tóquio e está na liderança da pesquisa do "Games Bids"’ - um dos sites de avaliação mais respeitados do mundo – sobre as cidades candidatas a sede das Olimpíadas de 2016. O resultado desta quinta-feira teve como principal base a avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Além do Rio, Chicago também subiu um posto e deixou a cidade japonesa em terceiro.

Madri segue na lanterna. O anúncio do COI será feito no dia 2 de outubro, em Copenhage, na Dinamarca. Segundo o “Games Bids”, os pontos que aceleraram a candidatura carioca foram o apoio popular, o orçamento garantido pelo poder público, o fascínio de a América do Sul receber uma edição dos Jogos pela primeira vez e o carisma do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. Em seu relatório, o COI destacou ainda a importância do legado olímpico para a cidade. Chicago também ganhou pontos na pesquisa, mas o “Games Bids” destaca que ainda existem tensões entre o COI e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos.

Além disso, atribui ao presidente Barack Obama papel fundamental na disputa. Os outros chefes de estado irão a Copenhage, mas a presença do americano ainda não foi confirmada. Criticadas no relatório do COI, divulgado na sexta-feira, Chicago e Madri anunciaram mudanças nesta semana. Na quarta-feira, o conselho municipal de Chicago aprovou a concessão de garantias ao financiamento dos Jogos.

Se a cidade vencer, o prefeito poderá assinar contrato com o COI. O Comitê Olímpico da Espanha disse que está trabalhando para mudar sua política de controle de doping. O COI exige que o país escolhido para receber os Jogos siga suas normas - baseadas no código da Agência Mundial Antidoping (Wada). O ranking do “Games Bid” é um modelo matemático baseado em pesquisas passadas.

Londres, que receberá as Olimpíadas de 2012, tinha 65.07 pontos quando foi escolhida. Sede da edição de inverno de 2014, Sochi tinha 63.17.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES