Rogério Ceni garante a vitória do São Paulo contra o Grêmio em Porto Alegre

Com um gol de pênalti do goleiro – que ainda fez duas grandes defesas, o tricolor quebrou a sequência de 803 minutos do Grêmio

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ataque estrelado com Ganso, Kaká, Alan Kardec e Pato era a esperança, mas foi Rogério Ceni quem garantiu a vitória do São Paulo neste sábado (04), em Porto Alegre. Com um gol de pênalti do goleiro – que ainda fez duas grandes defesas, o tricolor quebrou a sequência de 803 minutos do Grêmio sem ter a defesa vazada e se consolidou no G-4 nesta 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A vitória empurra o São Paulo aos 46 pontos e elimina qualquer chance de saída da zona de classificação à Libertadores por resultados paralelos. Já o Grêmio para em seus 43 pontos, continua na quinta posição, e também vê ruir seu grande trunfo na arrancada recente: uma defesa intacta.

O resultado na Arena do Grêmio foi fruto da efetividade. Com grande primeiro tempo, Grêmio e São Paulo criaram ótimas chances para marcar. O time da casa, porém, não aproveitou e ainda viu duas bolas serem salvas quase em cima da linha. Rogério Ceni, artilheiro do confronto, também fez duas defesas brilhantes. Já a equipe visitante acertou a trave e converteu um pênalti cometido por Rhodolfo em Alan Kardec.



Fases do jogo:

O primeiro tempo teve um começo elétrico, com grande defesa de Ceni e bola afastada em cima da linha por Paulo Miranda aos três minutos. Querendo propor o jogo, o Grêmio aproveitou o início claudicante de Hudson para criar um corredor até o gol. Dudu e Pará foram os mentores da pressão, que não rendeu em bola na rede.

A resposta do São Paulo veio chegou a partir dos 17 minutos, quando Ganso deu o primeiro chute a gol dos visitantes. Aos poucos, o time dirigido por Milton Cruz passou a envolver a defesa do Grêmio – especialmente com a inversão constante de Kaká e Ganso. Em cinco minutos o tricolor chutou com Pato e teve uma bola explodindo no travessão, após escanteio fechado de Kaká.

O revezamento do bom momento no confronto seguiu com um chute de Felipe Bastos. O arremate do volante, de fora da área, obrigou Ceni a executar outra defesa salvadora. Pouco depois, Zé Roberto pintou na área e chutou desviado. Edson Silva tirou a bola novamente quase dentro do gol. No final da primeira etapa, uma jogada de grande técnica do São Paulo: Hudson cruzou, Kardec fez o corta-luz e Kaká chutou, mas para fora.

No segundo tempo o São Paulo voltou melhor e se o ataque estrelado não marcou, armou o gol. Após tabela na frente da área, Alan Kardec entrou na área e foi derrubado por Rhodolfo: pênalti. Na cobrança, Rogério Ceni botou a bola no canto esquerdo. Marcelo Grohe, convocado para a seleção brasileira, esperou até o último minuto por um chute no meio e acabou saindo atrasado: 1 a 0.

Em vantagem, a equipe paulista passou a se defender e valorizar a posse de bola. O Grêmio ficou nervoso e Felipão acabou expulso, por reclamar da arbitragem. Sem o treinador o time mandante continuou com mais posse de bola e sem finalização competente para empatar.

O melhor: Rogério Ceni - goleiro fez duas grandes defesas no primeiro tempo, uma à queima roupa e outra no canto esquerdo, e salvou o São Paulo. Na frente, roubou a cena e cobrou o pênalti que garantiu a vitória.

O pior: Barcos - responsável por quase 50% dos gols do Grêmio no Brasileirão, o atacante não foi decisivo como em outras vezes. As melhores chances do time gaúcho saíram de outros jogadores e não do argentino, grande esperança da torcida.

Chave do jogo: Efetividade - com equilíbrio no primeiro tempo, chances para os dois lados, a efetividade fez a diferença. No começo do jogo, Luan jogou fora uma grande chance para o Grêmio. Ceni, em cobrança de pênalti, executou Marcelo Grohe e definiu a partida.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 0 X 1 SÃO PAULO

Data e horário: 4 de outubro de 2014 (sábado), às 16h20min (horário de Brasília)

Local: Arena Grêmio, Porto Alegre (RS)

Árbitro: Felipe Gomes da Silva - PR (ASP-FIFA)

Assistentes: Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn (ambos do PR) Público: 46.441 (43.653 pagantes)

Cartões amarelos: Pará, Rhodolfo, Felipe Bastos, Barcos e Zé Roberto (GRE); Hudson, Edson Silva, Reinaldo (SP)

Gols: Rogério Ceni, aos 9 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Geromel e Zé Roberto; Walace (Giuliano), Fellipe Bastos (Riveros), Ramiro e Luan (Alan Ruiz); Dudu e Barcos Técnico: Felipão

SÃO PAULO: Ceni; Hudson, Paulo Miranda, Edson Silva e Michel Bastos; Maicon (Reinaldo), Souza, Kaká, Ganso e Alexandre Pato (Osvaldo); Alan Kardec Técnico: Milton Cruz





 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES