Rubens Barrichello e inglês Button são punidos e perdem cinco posições no grid da largada

Fernando Alonso, da Renault, e Adrian Sutil, da Force India, foram punidos pelo mesmo motivo

Avalie a matéria:
Barrichello é punido | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O piloto brasileiro Rubens Barrichello e o inglês Jenson Button foram punidos neste sábado (3) e perderam cinco posições no grid de largada para o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, que será às 2h (de Brasília) deste domingo (4).

Barrichello, que largaria em quinto, caiu para a nona posição. Isso porque Timo Glock, da Toyota, que ficaria na frente do brasileiro no grid, sairá dos boxes, em 19º, porque terá que trocar o chassi de seu carro - o alemão sofreu um forte acidente e teve que ser levado ao hospital por causa de um corte profundo na perna.

Button, que fez o sétimo melhor tempo, larga em 11º. Os comissários da prova japonesa analisaram que os pilotos não reduziram a velocidade com a pista em bandeira amarela.

Fernando Alonso, da Renault, e Adrian Sutil, da Force India, foram punidos pelo mesmo motivo. Já a dupla da Toro Rosso, formada pelo suíço Sebastien Buemi e pelo italiano Vitantonio Liuzzi, também perdeu cinco posições no grid; Buemi, porque voltou aos boxes com o carro danificado, e Liuzzi por ter trocado a caixa de câmbio - mesmo problema de Heikki Kovalainen, da McLaren.

O australiano Mark Webber, da Red Bull, também precisará largar dos boxes porque trocará o chassi. Ele sairá da última posição.

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, conquistou a pole position, seguido por Jarno Trulli, da Toyota, e Lewis Hamilton, da McLaren.

Vantagem

Rubinho, vice-líder do campeonato a 15 pontos do companheiro de equipe, o britânico Jenson Button, vai largar duas posições à frente do inglês na prova de domingo, no circuito de Suzuka.

Button tem 84 pontos no campeonato, contra 69 de Barrichello, restando três corridas para o fim do ano. Se o inglês ampliar sua vantagem de 15 para 20 pontos, o brasileiro não tem mais chances de ser campeão, porque poderia, no máximo, igualar a pontuação de Button.

O primeiro critério de desempate, no entanto, é o número de vitórias. Button tem seis triunfos no ano, contra dois de Barrichello, que não tem como alcançar o companheiro nesse critério restando apenas três provas.

Se o brasileiro abandonar a corrida japonesa, o britânico precisa apenas de um quarto lugar para conquistar o título já em Suzuka. Se Button vencer e Barrichello ficar fora do pódio, o Mundial de Pilotos também terá seu campeão no Japão.

Grid de largada provisório do GP do Japão:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)

2. Jarno Trulli (ITA/Toyota)

3. Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes)

4. Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)

5. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

6. Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota)

7. Robert Kubica (POL/BMW Sauber)

8. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)

9. Rubens Barrichello (BRA/Brawn-Mercedes)

10. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari)

11. Jenson Button (GBR/Brawn-Mercedes) 1:32.962

12. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari)

13. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes)

14. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) sem tempo no Q3

15. Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota)

16. Romain Grosjean (FRA/Renault)

17. Fernando Alonso (ESP/Renault)

18. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes)

19. Timo Glock (ALE/Toyota)

20. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES