S. Paulo supera má fase e bate Ceará

Fernandão e Ricardo Oliveira marcaram para os paulistas, enquanto Erick Flores descontou

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de quatro derrotas e um empate, finalmente o São Paulo quebrou o jejum de vitórias que o perseguia desde a parada da Copa do Mundo. E o resultado de 2 a 1 sobre o Ceará, neste sábado, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, veio em um momento importantíssimo para o clube tricolor: justamente antes da partida decisiva contra o Internacional, na próxima quinta-feira, pela semifinal da Copa Libertadores.

Fernandão e Ricardo Oliveira marcaram para os paulistas, enquanto Erick Flores descontou. Com o resultado, a equipe tricolor chegou a 15 pontos, ainda na zona intermediária da tabela. Já os cearenses pararam nos 20 pontos, mas não têm chances de deixar o G-4 nesta rodada.

O técnico Ricardo Gomes voltou a mexer na escalação do São Paulo, deslocando Jean para sua posição de origem como volante e colocando o zagueiro Xandão na lateral direita. Na frente, Fernandinho e Ricardo Oliveira ganharam as posições de Dagoberto e Fernandão, respectivamente.

E a nova dupla quase abriu o placar aos 5min, quando Fernandinho driblou para o fundo, tocou rasteiro para a área e Ricardo Oliveira finalizou de primeira. Porém, o chute do camisa 99 subiu demais. O time tricolor mantinha a posse de bola, mas tinha dificuldades em criar chances claras, esbarrando na boa marcação dos três volantes do Ceará.

Aos 17min, Hernanes levantou a bola na área em cobrança de falta e Alex Silva cabeceou para grande defesa do goleiro Diego. A reposta cearense veio aos 26min: Misael aproveitou vacilo de Miranda, roubou a bola, invadiu a área e chutou, mas Rogério defendeu em dois tempos no meio do gol.

Com apenas Hernanes tentando articular jogadas pelo meio de campo, o São Paulo era presa fácil para a marcação firme do Ceará, que recuava quase todo o time para o campo de defesa. Os comandados de Estevam Soares, porém, sofriam do mesmo mal: como único armador, o veterano Geraldo era facilmente anulado, e a equipe não conseguia ligar contra-ataques.

Na volta do intervalo, Gomes mudou o São Paulo: Xandão deu lugar a Fernandão, que entrou para jogar como meia ofensivo. Com isso, Jean voltou para a lateral direita e Hernanes ficou mais recuado no meio de campo. Com Fernandão e Hernanes armando, o time melhorou o toque de bola na frente.

Aos 8min, após boa troca de passes, Hernanes recebeu de fora da área e bateu forte de perna esquerda, mas Diego foi muito bem na bola e espalmou para escanteio. Com dificuldades para chegar à frente, o Ceará pouco ameaçava. Aos 15min, o lateral esquerdo Ernandes driblou Alex Silva e chutou, mas a batida foi sem perigo, para fora.

O gol são-paulino saiu da forma que se mostrou mais provável durante toda a partida: a bola aérea. Aos 21min, Hernanes bateu escanteio da direita e Fernandão subiu mais que a zaga na segunda trave, testando com firmeza para as redes de Diego.

Em um contra-ataque fulminante, o time da casa ampliou no minuto seguinte. Dagoberto fez excelente passe em profundidade para Ricardo Oliveira, que saiu na cara do gol e tocou com categoria por cima de Diego para fazer 2 a 0.

Em duas finalizações de fora da área, Tony e Washington obrigaram Rogério Ceni a duas boas defesas. Porém, o São Paulo era melhor no jogo e quase ampliou em chute perigoso de Dagoberto, aos 35min. O Ceará descontou em bela jogada individual de Erick Flores, aos 39min, mas não foi o suficiente para buscar o empate.

FICHA TÉCNICA

São Paulo 2 x 1 Ceará

Gol

São Paulo: Fernandão, aos 21min, e Ricardo Oliveira, aos 22min do 2º tempo

Ceará: Erick Flores, aos 39min do 2º tempo

Ponto Forte do São Paulo

Melhorou com a entrada de Fernandão, que dividiu com Hernanes a responsabilidade de armar jogadas

Ponto Forte do Ceará

Marcou muito forte no meio de campo, dificultando a criação do São Paulo

Ponto Fraco do São Paulo

Atuação muito ruim de Marlos e Fernandinho pelas pontas, deixando o time previsível

Ponto Fraco do Ceará

Chegou pouco à frente e não explorou os contra-ataques como deveria

Personagem do jogo

Ricardo Oliveira, que fez seu primeiro gol desde o retorno ao São Paulo

Esquema Tático do São Paulo

4-3-3

Rogério Ceni; Xandão (Fernandão), Alex Silva, Miranda e Júnior César; Jean, Cleber Santana e Hernanes; Marlos, Ricardo Oliveira (Casemiro) e Fernandinho (Dagoberto). Técnico: Ricardo Gomes

Esquema Tático do Ceará

4-4-2

Diego; Oziel, Fabrício, Anderson e Ernandes; Heleno (Aílton), Careca, João Marcos (Erick Flores) e Geraldo (Tony); Misael e Washington. Técnico: Estevam Soares

Cartões amarelos

São Paulo: Miranda

Ceará: Geraldo e João Marcos

Árbitro

Evandro Rogério Roman (PR)

Local

Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES