Saída de Adriano inicia debandada no Flamengo

Garotos ganham espaço, enquanto jogadores consolidados devem sair

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A confirmação da saída do atacante Adriano do Flamengo deve ser o estopim para uma grande transformação no time rubro-negro. O técnico Rogério Lourenço tem dado chance a garotos vindos das categorias de base para se prevenir de um possível desmanche.

A lista de jogadores que devem deixar o clube até o fim do ano impressiona. Dos 34 atletas da equipe principal (já considerando a saída de Adriano), dez têm contratos que se encerram até outubro, ou seja, durante o Brasileirão: Álvaro, David, Fierro, Gil, Maldonado, Petkovic, Ramon, Rômulo, Toró e Vagner Love.

Até dezembro, quando termina a disputa do Brasileiro, outros seis jogadores também ficarão sem vínculo com o clube: Dênis Marques, Fernando, Juan, Léo Medeiros, Michael e Paulo Victor. Por isso, as experiências de Rogério Lourenço servem para evitar uma reformulação súbita na equipe após a Copa.

Apesar da escolha do treinador ser de certa forma justificável, a ausência de jogadores consagrados na equipe titular incomoda os torcedores. O volante Maldonado e o meia sérvio Petkovic são considerados ?acima da média?, mas têm sido preteridos nas escalações. A falta de sequência de partidas minou suas chances do chileno de ir à Copa do Mundo, apesar da confiança do próprio atleta e de seus companheiros na convocação.

Petkovic também foi depreciado na Gávea. Depois de ser apontado, ao lado de Adriano, como o grande herói do título brasileiro do ano passado, o meia perdeu espaço para Vinícius Pacheco no início desta temporada. Curiosamente, o substituto já afirmou que não pretendia colocar o ídolo rubro-negro no banco quando teve suas primeiras oportunidades. Neste ano, Pet entrou em apenas sete jogos e deu uma assistência, contra 19 partidas e sete passes em 2009.

O zagueiro Álvaro vive algo semelhante. Contratado como solução para a defesa flamenguista, o jogador foi expulso diversas vezes no ano e perdeu o posto de titular para o veterano Ronaldo Angelim. O atacante Gil, contratado no ano passado para suprir a falta de atletas na posição, jogou apenas duas vezes desde que chegou ao time.

Outro caso curioso é do volante Kleberson. O jogador foi reserva no segundo duelo contra o Corinthians pela Libertadores, mas foi convocado para a seleção brasileira apesar da inconstância na equipe titular. Porém, o atleta já deu seis assistências em 20 partidas pelo Flamengo nesta temporada, média igual a dos dois anos anteriores, quando entrou em campo mais vezes pelo clube. Ele ainda tem contrato com o Rubro-Negro até 2012, mas a participação na Copa pode despertar interesse de equipes do exterior.

A diretoria do Flamengo precisará correr se quiser evitar uma fuga em massa no segundo semestre. O atacante Vagner Love, principal estrela do time com a transferência de Adriano, tem contrato até início de julho, mas afirmou que ?não se vê fora? do clube neste momento.

Por enquanto, Rogério Lourenço põe a garotada em campo. O atacante Bruno Mezenga (21 anos), o meia Camacho (20), o volante Rômulo (23), o lateral Jorbison (19) e o zagueiro Fabrício (20) são alguns dos jovens atletas que têm sido selecionados pelo treinador. O veterano centroavante Dênis Marques, que estava encostado desde a formação da dupla Adriano e Love, também ressurgiu nas escalações do comandante. Para amenizar a falta de atacantes, Obina deve voltar ao time após a Copa com o fim de seu empréstimo ao Atlético-MG.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES