Santos é campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior com novo protótipo de craque; 2 a 1

Jogadores se destacam na grande final

Santos venceu o Timão no Pacaembu na final | UOL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Corinthians, neste sábado, foi importante. Deu ao time seu segundo título seguido na Copa São Paulo. Fez a torcida vibrar no Pacaembu quase lotado. Mas, mais importante para quem acompanhou a partida foi a confirmação de que o time da baixada santista venceu com um novo protótipo de craque.

Stéfano Yuri é rápido e habilidoso. Mas, com 1,87m, é forte, vai bem em jogadas pelo alto e é resistente quando o zagueiro chega trombando. Foi assim que ele quase marcou o primeiro gol da partida, aos 22 minutos do primeiro tempo. O meia Serginho desviou uma bola de cabeça, o camisa 9, então, trombou com a zaga e desviou por baixo do goleiro. Só não levou o gol porque Diego Cardoso chutou em cima da linha.

Quando você para e compara, Stéfano está bem longe do molde de revelações do Santos nos últimos anos. Olhe o protótipo Neymar. Jogadores rápidos, habilidosos e dribladores. Mas franzinos, mais baixos. Neilton, herói do título de 2013 é assim. Victor Andrade também. Diego Cardoso, autor do primeiro gol santista, é dessa linhagem.

Até mesmo Gabriel, o Gabigol, que fez sucesso nas categorias de base e hoje está esquentando a vaga de Leandro Damião no time titular do Santos, é centroavante, mas tem um estilo diferente do de Yúri (até pelos 1,76m de altura). Do elenco principal, quem mais se aproxima do estilo é Giva, que escudeiro de Neilton no título do ano passado, mas que ainda não vingou entre os profissionais.

É bom lembrar, porém, que ele não é o único bom nome da equipe campeã. Serginho, que marcou o segundo gol do time na primeira etapa, em um contra-ataque rápido com conclusão na saída do goleiro Henrique (após o destaque corintiano, Zé Carlos, perder uma bola no meio campo, aliás...), é de uma outra linhagem. Meio-campista clássico, ele é mais um da linha de montagem que o Santos montou desde Diego, que teve Paulo Henrique Ganso, Alan Patrick, Felipe Anderson...

Outro bom nome é o volante Lucas Otávio. Jóia da base, era um dos mais valiosos atletas da Copinha, com multa rescisória milionária. Como o camisa 9, ele é de uma raça que não costuma surgir com tanta frequência na Vila Belmiro, aquela dos volantes marcadores, os cães de guarda da defesa. Talvez Paulo Almeida tenha sido o último grande jogador da posição da equipe. Mas a revelação atual traz mais para o campo. Além da proteção à zaga, ele tem saída de bola acima da média. E ainda chega com qualidade no ataque, sempre que possível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES