Santos enfrenta o Bolívar pelas oitavas de final, na Bolívia; Hoje!

Um gol de Neymar nesta quarta na Bolívia seria um passo importante para o Alvinegro encaminhar sua classificação.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois do dia 15 de fevereiro, quando foi derrotado por 2 a 1 para o The Strongest, o Santos não esperava voltar tão cedo a La Paz, na Bolívia. Mas nesta quarta-feira, o Alvinegro terá de encarar novamente o terror da altitude de 3.660 metros acima do nível do mar, contra o Bolívar, às 21h50m, no Estádio Hernando Siles, pela partida de ida das oitavas de final da Taça Libertadores da América. Alento para os alvingros é a motivação extra de Neymar, a um gol de sua centésima bola na rede pelo Peixe.

Se depender do retrospecto recente do craque, não há dúvidas de que a marca sai nesta quarta-feira. Nos últimos quatro jogos do Santos (São Caetano, Catanduvense, The Strongest e Mogi Mirim), ele não passou em branco. O ótimo início de temporada, com 18 gols em 19 partidas (média de 0,94 por jogo), o ajudou a alcançar rapidamente a marca dos 99 gols pelo clube.

Além de render mais um recorde pessoal, um gol de Neymar nesta quarta na Bolívia seria um passo importante para o Alvinegro encaminhar sua classificação, já que o regulamento da competição dá peso maior para os tentos como visitante, usados como critério de desempate.

O Bolívar, por outro lado, não quer saber de nada disso. Em décimo lugar no Campeonato Boliviano, o clube foca todas suas atenções na Taça Libertadores. Mais qualificada que o The Strongest, rival santista no Grupo 1 na primeira fase, a equipe do técnico argentino Ángel Guillermo Hoyos tentará abrir vantagem no jogo de ida.

O trio de arbitragem é chileno: Enrique Osses apita, auxiliado pela dupla Francisco Mondia e Carlos Astroza. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real e a Rede Globo transmite a partida para o estado de São Paulo, além das cidades mineiras de Uberlândia e Itumbiara.

AS ESCALAÇÕES

Bolívar: o técnico argentino Ángel Hoyos espera a recuperação de dois de seus jogadores para definir sua equipe. A assessoria de imprensa do clube não confirma a escalação completa do time justamente por conta destas indefinições. Mesmo assim, o provável Bolívar para encarar o Peixe será: Marcos Arguello; Rodríguez, Frontini e Valverde; Álvarez, Flores, Cardozo, Campos e Lizio; Arce e Ferreira (Cantero).

Santos: sem surpresas, o técnico Muricy Ramalho usará o que tem de melhor para encarar a altitude de La Paz. O provável Santos terá: Rafael; Maranhão, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano e Ganso; Neymar e Borges.

QUEM ESTÁ FORA

Bolívar: dois destaques do time são dúvidas para o técnico Hoyos. O volante boliviano Wálter Flores e o atacante uruguaio William Ferreira, goleador da equipe, ambos em recuperação de lesão. De acordo com a assessoria do Bolívar, o "mais seguro é que Ferreira não jogue". Já Flores tem sua entrada no time considerada mais provável. Além deles, o goleiro titular Marcos Arguello também é dúvida, pelo mesmo motivo.

Santos: Henrique, Fucile e Crystian, todos lesionados.

FIQUE DE OLHO

Bolívar: Ferreira. Caso se recupere a tempo e jogue, atacante vai levar perigo para o Santos. Atleta é o goleador da equipe boliviana, mas não deixa de se movimentar muito durante as partidas. Flores, outra dúvida, é o segundo destaque do time, como volante de contenção.

Santos: Neymar. Perto do centésimo gol pelo Peixe, o craque é a grande atração da partida. Atleta deve ser o mais vigiado pelos bolivianos e pode sofrer com a altitude de 3.660 metros acima do mar de La Paz.

header o que eles disseram

Ángel Guillermo Hoyos, técnico do Bolívar: ?Neymar é uma figura mundial, uma grande estrela, mas para os jogadores é um rival. Não pensamos nele ou em Ganso, e sim na responsabilidade de representar a Bolívia da melhor forma possível?.

Neyma, atacante do Santos: ?Dá para fazer um bom jogo. Claro que será difícil, complicado. Mas estamos indo para buscar a vitória e fazer uma ótima partida. O gol 100, se Deus quiser, pode sair?.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* O Santos disputou 26 partidas nesta temporada 2012, obtendo 17 vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com 60 gols a favor e 23 contra. Neymar com 18 gols e Alan Kardec com sete são os artilheiros do Peixe na temporada.

* Vice-campeão da Copa Sul-Americana 2004, perdendo o título para o Boca Juniors, o Bolívar disputa a Libertadores pela 28ª vez e obteve seu melhor resultado em 1986, quando alcançou as semifinais. O Bolívar chegou quatro vezes nas quartas de final, seis vezes nas oitavas, foi eliminado 15 vezes na primeira fase e ano passado não passou sequer da fase preliminar da competição.

* Atual campeão, o Santos pode ser a primeira equipe brasileira a conquistar pela quarta vez a Taça Libertadores. Diante do Bolívar, o Santos disputa sua 107ª partida na história da Libertadores (61 vitórias, 20 empates e 25 derrotas). O Peixe foi a quinta equipe brasileira a ultrapassar a marca de 100 jogos em Libertadores. São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras também possuem esta marca.

* Este é o retrospecto do Santos contra adversários bolivianos pela Libertadores: 12 jogos, com nove vitórias e três derrotas, 44 gols marcados e 14 sofridos.

ÚLTIMO CONFRONTO

Massacre do Santos. No dia 11 de maio de 2005, o Peixe goleou o Bolívar por 6 a 0 na Vila Belmiro, com gols de Bóvio, Ávalos, Paulo César, Ricardinho, Basílio e Deivid. Alexandre Gallo era o treinador do Peixe na época.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES