Santos vence Portuguesa e assume 3º lugar

O resultado é importante para as pretensões do time de Muricy Ramalho em busca do tri

Avalie a matéria:
Santos vence Portuguesa e assume 3º lugar | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sem nenhum titular em campo, o Santos contou com o poder de decisão de três garotos para superar a Portuguesa por 2 a 0, neste domingo, no Canindé. Rafael Caldeira e Dimba, após bela jogada de Felipe Anderson, marcaram para a equipe santista superar o rival em clássico paulista de pouco bom futebol. O resultado é importante para as pretensões do time de Muricy Ramalho em busca do tricampeonato estadual.

Quarto colocado no início da rodada e quinto antes do jogo por conta da vitória do Mogi Mirim, o Santos saltou para terceiro e agora, à frente do Palmeiras, tem 36 pontos. A Portuguesa, com 17 pontos e acima da zona de rebaixamento, mantém uma pequena possibilidade de queda para as duas rodadas finais da primeira fase.

A partida realizada no Canindé teve menos de 4 mil pagantes e um futebol de doer a vista de quem acompanhou o clássico entre Portuguesa e Santos. Principalmente na etapa inicial, sobraram erros dos dois lados e até mesmo Elano, um dos maiores salários do elenco santista, não foi bem. Com estocadas eficientes no segundo tempo, o Santos fez dois gols e resolveu a parada da melhor forma possível.

Na próxima quarta, o Santos vai ao Beira-Rio para enfrentar o Internacional e, eventualmente, confirmar a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. Muricy Ramalho, para este jogo, não tem nenhum desfalque. No próximo domingo, visita o São Caetano no ABC Paulista e depois encerra a primeira fase na Vila Belmiro contra o Catanduvense.

A Portuguesa, ainda ameaçada por rebaixamento, aguarda o fim da rodada para conhecer sua posição a dois jogos do fim do Paulista. O time de Jorginho tem uma vitória em nove partidas pela competição. Antes de iniciar o Brasileiro e ainda em meio à Copa do Brasil, a atual campeã da Série B recebe o Linense no sábado que vem e visita o Mirassol na rodada final.

Vitória santista no Canindé

Com a já eliminada Portuguesa em crise e um Santos inteiramente reserva, do goleiro ao ataque, o clássico do Canindé já não prometia grande futebol. Mas as equipes dos treinadores Jorginho e Muricy Ramalho se superaram. A única partida do Paulista realizada na capital, neste domingo, foi de pouco bom futebol.

Especialmente no primeiro tempo, a bola praticamente não chegou nos gols das duas equipes. Rodrigo Calaça, da Portuguesa, sequer realizou uma defesa em 45 minutos. E Aranha, do Santos, só foi ameaçado em uma jogada. Aos 16min, Ananias abriu jogada na direita e Luís Ricardo, chegando na diagonal, bateu firme por cima do gol.

Muricy, aparentemente, deu um puxão de orelhas em sua equipe no intervalo. Sem velocidade na frente, criação e alas presos, além de Elano em atuação muito abaixo da crítica, o Santos voltou com nova atitude. Aos 4min, abriu o placar: perseguido pela torcida da Portuguesa, Elano cobrou escanteio e Rafael Caldeira, no segundo pau, testou com força e precisão.

O gol santista abriu espaços na defesa da Portuguesa, que se abriu com a saída de Boquita e a entrada de Diego Souza aos 9min. No lance seguinte, Felipe Anderson invadiu a área com a bola dominada, passou por Gustavo e deu assistência precisa para Dimba só rolar para a meta aberta e fazer seu terceiro no Paulista - Felipe deu o sexto passe perfeito para gol na competição.

Jorginho buscou o que parecia - e foi - impossível com trocas ofensivas, mas que surtiram pouco efeito. Reserva do gol santista, Aranha contribuiu com duas ótimas defesas e terminou o jogo sem ser vazado. No primeiro lance, espalmou finalização de Henrique. Depois, pegou boa falta cobrada por Ivan. Sem chegar à frente, o Santos cozinhou e comemorou o bom resultado conquistado por seu time alternativo no Canindé.

Ficha técnica

PORTUGUESA 0 x 2 SANTOS

Gols

SANTOS: Rafael Caldeira, aos 4min, e Dimba, aos 12min do segundo tempo

PORTUGUESA: Rodrigo Calaça; Luis Ricardo, Gustavo, Renato e Ivan; Léo Silva; Henrique (Maylson), Guilherme, Boquita (Diego Souza) e Ananias; Ricardo Jesus (Danilo)

Treinador: Jorginho

SANTOS: Aranha; Rafael Caldeira, Bruno Rodrigo e Vinicius Simon; Maranhão, Adriano (Anderson Carvalho), Elano e Paulo Henrique; Felipe Anderson (Breitner); Dimba (Rentería) e Alan Kardec

Treinador: Muricy Ramalho

Cartões amarelos

PORTUGUESA: Boquita

SANTOS: Alan Kardec

Árbitro

Raphael Claus (SP)

Público pagante e renda

3811 pagantes / R$ 126.370,00

Local

Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES