São Paulo busca o título para coroar duas gerações:Lucas e Ceni

Time precisa vencer o Tigre no Morumbi para conquistar a Sul-Americana e, por razões diferentes, marcar a carreira de dois ídolos do clube

Ceni e Lucas são as maiores apostas do São Paulo na grande final | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São 19 anos, 16 centímetros e 15 medalhas de diferença. Rogério Ceni é mais velho, mais alto e mais vencedor do que Lucas. Detalhes que não apagam o sentimento comum de ambos, o desejo gigantesco de conquistar o título da Copa Sul-Americana. Para o goleiro, seria mais um, porém muito especial, fechando um ano que começou com grave lesão no ombro direito, e o fez conviver de perto com a possibilidade da aposentadoria. Para o atacante, seria o primeiro, justamente em seu jogo de despedida, já que em janeiro vai defender o PSG.

Duas gerações de atletas que talvez nem fossem são-paulinos na infância, mas aprenderam a amar o clube a ponto de ninguém duvidar de suas declarações. Poderiam ser três gerações em campo se Luis Fabiano não tivesse sido expulso no primeiro jogo. Sem ele, Ceni e Lucas vão centralizar a idolatria dos mais de 60 mil torcedores presentes no Morumbi esta noite, contra o Tigre.

Quando Rogério chegou ao São Paulo, em 1990, vindo do pequeno Sinop, clube da cidade mato-grossense onde sua família se estabeleceu, Lucas nem sequer existia. O garoto nasceu em 1992, ano do primeiro título mundial do clube. Ceni já era campeão, ao passo que o futuro companheiro de equipe dava seus primeiros passos. Ambos conquistaram a Taça São Paulo de Juniores. Um em 1993, o outro em 2010. E agora, juntos, criaram uma relação de admiração mútua.

- O Lucas é um dos jogadores mais profissionais com quem já trabalhei em todo esse tempo, um exemplo. Tenho medo do que vai ser do São Paulo sem ele - afirmou o capitão, que teve retribuição.

- O Rogério é um mito, meu ídolo, um espelho para todos dentro e fora de campo.

Os dois serão essenciais para o clube romper um jejum de quatro anos sem títulos, desde o Campeonato Brasileiro de 2008. Para isso, o São Paulo precisa vencer o Tigre, já que a partida da Bombonera terminou 0 a 0. Novo empate, por qualquer placar, leva a decisão à prorrogação e, se for preciso, às cobranças de pênaltis.

Ceni disputou os nove jogos da equipe na competição. Foi ele, inclusive, quem marcou o primeiro gol tricolor na Sul-Americana, de falta, contra o Bahia. Ele lidera a defesa menos vazada, com dois gols, e sabe que não ser superado na quarta representará um grande passo para a conquista.

Lucas também fez apenas um gol, na goleada por 5 a 0 sobre a Universidad, no Pacaembu. Mas as principais jogadas de ataque acabam surgindo de seus pés, principalmente com a ausência de Luis Fabiano. Ele sabe que será caçado mais uma vez, a exemplo do que ocorreu na Argentina, mas não teme os adversários. O árbitro da decisão será o chileno Enrique Osses.

- A gente sabe que a arbitragem sul-americana deixa correr, mas vou dar minha vida, meu sangue. Se precisar me quebrar todo, vou me quebrar. Quero muito esse título para retribuir o carinho de todos.

O Tigre não deverá mudar sua estratégia da Bombonera, quando atuou recuado. Pelo contrário. Será um time ainda mais fechado diante da torcida são-paulina, à espera de um contra-ataque ou uma bola levantada na área. Foi exatamente assim que a equipe argentina superou o Millonarios, ao empatar por 1 a 1 na Colômbia. Ney Franco confia no desempenho de sua defesa, que ainda não sofreu gols no Morumbi na Sul-Americana.

As escalações

São Paulo: o esquema de sempre e quase a escalação de sempre. A presença de Willian José será a maior novidade tricolor na última partida da temporada. Ney Franco optou pelo centroavante para não alterar tanto a fórmula de sucesso, que rendeu a melhor campanha no segundo turno do Campeonato Brasileiro, a vaga na Libertadores e a final na Sul-Americana: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Wellington e Jadson; Lucas, Willian José e Osvaldo.

Tigre: o jovem zagueiro Godoy, de apenas 19 anos, vai começar a partida no Morumbi. O restante da equipe será idêntico à formação que segurou o empate sem gols na Bombonera, com aposta no jogo aéreo e na força física: Albil, Paparatto, Echeverria, Godoy e Orban; Galmarini, Díaz, Ferreira e Leone; Botta e Maggiolo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES