São Paulo se reúne com grupo de políticos para discutir sobre a Copa de 2014

O motivo da reunião foi acertar detalhes sobre o andamento da adequação do Morumbi

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do S?o Paulo, Juvenal Juv?ncio, se reuniu nesta quinta-feira com o Comit? da Candidatura Paulista ? Copa do Mundo de 2014 para discutir assuntos referentes ao Mundial que acontecer? no Brasil.

O Comit? ? composto pelo secret?rio do Estado de Esportes, Claury Alves Ferreira, pelo secret?rio do Estado de Comunica??o, Bruno Caetano, pelo secret?rio Municipal de Esportes, Walter Feldman, e ? coordenado pelo presidente da S?o Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho.

O motivo da reuni?o foi acertar detalhes sobre o andamento da adequa??o do Est?dio do Morumbi, espa?o indicado pelo governo do Estado e pela prefeitura de S?o Paulo para sediar os jogos da Copa na cidade.

Foi discutido tamb?m o Termo de Compromisso enviado pelo Comit? Organizador da Copa do Mundo Fifa 2014 aos governos das 18 cidades brasileiras candidatas. O documento, que possui a indica??o de pontos e prazos importantes a serem considerados para a sele??o dos munic?pios que ser?o anfitri?es, deve ser assinado e encaminhado at? o pr?ximo dia 15 de novembro pelas comiss?es locais ao Comit? Brasileiro.

Entre outras coisas, o Termo exige que as cidades-sede candidatas se empenhem para que os investimentos na constru??o e remodela??o dos est?dios estejam solidamente definidos; cumpram os prazos estabelecidos e dos requisitos t?cnicos exigidos pela Fifa e entreguem o projeto de engenharia e arquitetura do est?dio-sede at? 15 de janeiro de 2009, assegurando viabilidade t?cnica e financeira, tratamento do impacto ambiental, defini??o de m?todos e cumprimento do cronograma.

O documento diz ainda que at? 30 de novembro de 2009 dever?o ser informados os grupos de investidores privados que far?o os empreendimentos nos est?dios e que at? 31 de janeiro de 2010 tem de iniciar a implementa??o dos investimentos. A entrega definitiva dos est?dios totalmente prontos dever? ocorrer at? 31 de dezembro de 2012.

At? o pr?ximo dia 15 de setembro, cada comiss?o regional dever? indicar quatro representantes, sendo um deles respons?vel direto pela reforma do est?dio local, que v?o atuar como interlocutores junto ao Comit? Organizador Brasileiro.

O encontro da comiss?o paulista discutiu ainda outras obras que ser?o feitas na cidade at? a Copa de 2014. Entre elas est? a Avenida Perimetral, que ligar? a Avenida Jo?o Jorge Saad (em frente ao Est?dio do Morumbi) e a Marginal Pinheiros, e o Metr?, que at? 2012 contar? com a Esta??o Morumbi.

"Estamos muito confiantes em rela??o ao andamento do projeto de moderniza??o e reforma do Est?dio do Morumbi da forma que S?o Paulo possa se concretizar como uma das principais cidades-sede dos jogos da Copa de 2014, inclusive podendo receber a abertura do evento", disse o coordenador do Comit? Paulista e presidente da S?o Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho.

"O S?o Paulo Futebol Clube far? sua parte", resumiu Juvenal Juv?ncio, presidente da agremia??o.

O governo do Estado e a prefeitura solicitaram que os secret?rios de Planejamento Estadual, Francisco Vidal Luna, e Municipal, Manuelito Pereira Magalh?es Jr., compare?am na pr?xima reuni?o da comiss?o paulista, que acontecer? na pr?xima semana, para debater sobre outras quest?es envolvendo o Mundial, entre elas as vagas de estacionamento que, segundo Caio Carvalho, n?o ? fato condicionante, j? que nos arredores do Est?dio do Morumbi j? h? locais suficientes conforme consta no Dossi? de Candidatura de S?o Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES