São Paulo tem mais chances do título do que rivais juntos

Com os mineiros Atlético e Cruzeiro fora da disputa, o título poderia até ser decidido na próxima rodada

São Paulo na liderança | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O futebol continua a mostrar sua imprevisibilidade diante dos números e previsões matemáticas. O São Paulo, líder do Campeonato Brasileiro, perdeu sua partida contra o Botafogo e tudo indicava que sairia da primeira colocação (assista aos gols do jogo no vídeo ao lado). O Flamengo, jogando em um Maracanã lotado, contra um Goiás já sem grandes pretensões na tabela, possuía grandes chances de se tornar o novo líder e aproveitar o tropeço do concorrente. Mas bastou um empate para que os cálculos voltassem a privilegiar o Tricolor Paulista. Diante de três rivais que ainda possuem chances de brigar pelo troféu, os são-paulinos possuem probabilidades bem maiores de triunfo: 53%. Este número é ainda mais significativo porque representava mais do que Flamengo (32%), Inter (9%) e Palmeiras (6%) têm juntos.

Com os mineiros Atlético e Cruzeiro fora da disputa, o título poderia até ser decidido na próxima rodada a favor dos paulistas, mas as chances de que isso aconteça são muito pequenas: 4%. Além da vitória tricolor, o Rubro-Negro teria de perder, Inter e Palmeiras teriam de empatar. O matemático Tristão Garcia, do site InfoBola, explica o desenho do Brasileirão nesta reta final.

- Na briga pelo título, o grande tropeço foi o do Flamengo. Houve uma preparação para assumir a liderança nessa rodada. O São Paulo tinha um jogo muito difícil, o Palmeiras mais complicado ainda. Era a rodada do Flamengo, mas não aproveitou a chance. E quando se tem chance, é preciso aproveitar, caso contrário os outros aproveitam. Para o São Paulo, foi uma rodada neutra. Ainda perdeu dois concorrentes, pois Atlético e Cruzeiro se despediram da briga pelo título. As chances matemáticas são desprezíveis, seria necessário um esforço mirabolante e uma combinação de resultados - analisa o professor.

Para chegar na Libertadores da América, os times têm que mirar o número mágico de 63 pontos. Os resultados desta rodada mantiveram tanto tricolores como rubro-negros favoritos às duas primeiras vagas. O maior beneficiado, porém, foi o Colorado. A vitória sobre o Galo, rival direto, aumentou as chances gaúchas para 93%. O tropeço de outro mineiro, o Cruzeiro, favoreceu a vida do Palmeiras, que possui 72% de chances e é o favorito a ocupar a quarta vaga. De todas as brigas do campeonato, a que tem como objetivo a competição sul-americana é a que parece estar melhor definida. Há 82% de chances das vagas serem fechadas na última rodada.

- O grande vencedor foi o Internacional. Venceu fora de casa, aumentou suas chances de título e praticamente garantiu vaga na Libertadores. Já pode planejar o calendário do ano que vem prevendo a disputa da competição. No ano do seu centenário, conquistou o principal objetivo - afirma Tristão.

Na parte de baixo da tabela, as posições não mudaram, porém algumas mudanças significativas aconteceram. Os paranaenses (Coritiba e Atlético) estão mais ameaçados pelo rebaixamento. O risco de cair pelo menos um deles era de 7% na última rodada e quadriplicou: agora é de 28%. As chances de pelo menos um dos dois cariocas (Botafogo e Fluminense) caírem ainda é alta, mas diminui bastante em relação as contas anteriores: agora são de 72%. O risco dos dois caírem é de apenas 1%.

Para os que gostam de emoção até as últimas rodadas, o Brasileirão promete. Matematicamente, a probabilidade de que todos os rebaixados sejam conhecidos apenas na 38ª rodada é de 100%.

- Santo André e Náutico fizeram o seu papel. Um ganhou dentro de casa, que era obrigação, e o outro conquistou uma virada espetacular contra o Corinthians. Mas o Fluminense manteve a diferença de pontos, assim como o Botafogo. Por isso, eles não conseguiram se aproximar e o fato de faltarem apenas dois jogos para uma reação pesa muito. O caminho está mais curto. Mas no geral, podemos dizer que os maiores prejudicados foram os paranaenses e precisam abrir muito bem o olho - analisa o professor Tristão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES